Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Triagem de Manchester - Mas afinal, o que é isso?

Pulseiras triagem de manchester.png

 

Nos últimos meses tem-se falado muito na Triagem de Manchester, associada aos tempos de espera que se praticam em alguns Serviços de Urgência.

 

Mas afinal, o que é isso da Triagem de Manchester?

 

 

 A Triagem de Manchester é um sistema de triagem de prioridades que utiliza um protocolo clínico que permite classificar a gravidade da situação de cada doente que recorre ao Serviço de Urgência.

 

Ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, não são os enfermeiros que “escolhem” a cor da pulseira para o doente. É ainda frequente ouvir alguém dizer “eles põem-nos a pulseira que lhes apetece” . Não, não é assim. O enfermeiro limita-se a seguir um fluxograma de entre os 52 existentes que o vai encaminhando para determinadas perguntas, consoante as respostas do doente. Ou seja, o enfermeiro tem uma série de perguntas, tipo questionário, que vai fazendo ao doente, e, consoante as suas resposta, o sistema encaminha-o para outras perguntas relacionadas com as queixas em questão, até determinar a prioridade clínica e, consequentemente, a cor da pulseira.

 

protocolodemanchester.jpg

 

 

Que cores de pulseira existem e o que significam?

 

Existem 6 cores disponíveis:

  • Vermelho: Emergente – o doente estrará de imediato na sala a que se destina e por conseguinte, o tempo de espera será de 0 minutos;
  • Laranja: Muito urgente – o doente entrará para uma sala de espera interna onde o médico o chamará para ser observado e tratado. O tempo de espera deverá ser até 10 minutos;
  • Amarela: Urgente – o doente urgente deverá ser atendido dentro de 1 hora;
  • Verde: Pouco urgente – aguardará na sala de espera a sua vez, que será quando não existirem doentes mais graves para serem tratados. Deve ser atendido em 2 horas.
  • Azul: Não urgente e o tempo de espera pode atingir as 4 horas.

 

Embora, em muitos casos, na prática, estes tempos de espera sejam superiores, deve-se à falta de pessoal da equipa de saúde e não à má atribuição da cor da pulseira. O sistema de Triagem de Manchester faz o seu papel na perfeição, no entanto, a equipa de saúde não é o suficiente para o atendimento de tanta gente em tempo útil, o que, pode levar ao agravamento da situação clínica do doente que se encontra em espera.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 16.01.2018

    Não concordo com o tempo de espera, é muito, o doente não deve esperar mas de 2h para ser atendido, a de se criar recurso necessários para reduzir este tempo. 
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.