Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Testamento Vital

 

testamento vital.jpg

 

Conhecem o Testamento Vital?

É um documento feito por sua iniciativa, no qual pode inscrever os cuidados de saúde que pretende receber, ou não, numa situação clínica específica, em que não será possível expressar, autonomamente, a sua vontade. Permite, também, nomear um Procurador de Cuidados de Saúde.
É um direito em vida que pode e deve ser exercido por cada um de nós!

Para o Testamento Vital ficar ativo, devem preencher o formulário da Diretiva Antecipada de Vontade (DAV) aqui, descarregar o modelo da DAV e preencher o formulário. Para efetivar o registo, devem entregar o formulário preenchido na sede do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) ou na Unidade Local de Saúde (ULS) da sua área de residência. Podem, também, entregar num dos balcões RENTEV (Registo Nacional do Testamento Vital) do país. Aqui fica à Lista Nacional de Balcões RENTEV.

Consultem na vossa Área do Cidadão os acessos feitos pelos médicos e verifiquem se o vosso Testamento Vital está correto, ativo e dentro do prazo. Poderão alterá-lo ou revogá-lo a qualquer momento.
O médico assistente pode consultar o vosso Testamento Vital, através do Portal do Profissional, garantindo que a vossa vontade será cumprida.


Exerçam este direito! Não deixem que decidam por vocês, quando a liberdade de escolha é vossa.

 

Mais informações em https://www.sns.gov.pt/cidadao/

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.