Subsídio de assistência a filhos com Deficiência ou Doença Crónica
Há uns tempos vi uma reportagem que não me sai da cabeça, um casal que não podia ter filhos e que, com os tratamentos que fizeram, tiveram três lindos gémeos. Mas, todos têm graves problemas de saúde. O que mais me impressionou foi o facto destes pais, desempregados, viverem com extremas dificuldades e, no entanto, nunca desistirem dos filhos e nunca, mas mesmo nunca, refutarem e queixarem-se da pouca sorte que tiveram.
Fico revoltada e angustiada de viver num país onde estas pessoas, que realmente precisam, não têm qualquer ajuda das nossas instituições, e outras pessoas, que não precisam, têm todas as ajudas possíveis e imaginárias. Fico enjoada só de pensar no dinheiro que é mal gasto pelos nossos governantes e que ajudava e dava melhores condições de vida a estas pessoas e, acima de tudo, as fazia sorrir por uns momentos.
E depois deste desabafo, chegou-me um email que pode ajudar quem necessita e que muitas vezes não é requerido porque não é conhecido. Por isso se conhecem alguém que possa beneficiar deste apoio, ajudem na sua divulgação.
Guia da Segurança Social publicado em dezembro de 2014
http://www4.seg-social.pt/documents/1015 «É um apoio em dinheiro dado às pessoas que tiram uma licença no seu trabalho para acompanharem os filhos (biológicos, adoptados ou do seu cônjuge) devido a deficiência ou doença crónica, por um período até 6 meses, prorrogável até ao limite de 4 anos.»