Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Salvo pelo gongo

salvo.JPG

Ora já todos ouvimos - e usamos - vezes sem conta a expressão: salvo pelo gongo (ou saved by the bell na língua de sua majestade). O que muitos não saberão é que esta expressão tem uma origem, vá, sinistra.

Em pleno século XVII, quando alguém morria havia sempre a dúvida se estaria mesmo morto ou se estaria em coma. Como ninguém queria enterrar os vivos, os ingleses resolveram a questão inventando o caixão como mostra a figura. O morto era enterrado e, se estivesse vivo e acordasse, bastava puxar a campainha.

Mas para que a campainha funcionasse era preciso que alguém a ouvisse. Para que alguém a ouvisse era preciso estar por perto. E foi assim que nasceu o velório. Ficava sempre uma pessoa ao pé do caixão, por 3 a 4 dias para poder salvar o morto caso estivesse vivo.

(notaram a série de contradições? pois, mas não há forma mais fácil de explicar)

Já agora e a título de curiosidade, conto-vos um episódio curioso e sádico relatado num livro que tenho algures na estante. Estava a decorrer um funeral no campo, na Inglaterra e o caixão ia à frente em cima da carreta puxada pelos cavalos e acompanhada, atrás, pelos familiares do morto. O morto, que afinal estava vivo, acordou a meio do funeral e saiu do caixão a correr sem ver para onde ia e por isso não reparou que vinham uns quantos cavalos com os respectivos cavaleiros na estrada. Resultado, foi espezinhado pelos cavalos. A seguir voltaram a mete-lo no caixão e o funeral seguiu sem mais demoras...

12 comentários

Comentar post