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Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Queres emagrecer ? Então,come!

"Ah, Não! Mais um post sobre dietas !!!! "

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       Pois....compreendo ,quantas vezes já ouvimos e já lemos sobre este tema ? Milhares de artigos e produtos para emagrecer que até nos perdemos no assunto e nos desmotivamos pois nem sabemos qual o método mais indicado nem o mais bem sucedido;Não somos todos iguais nem é qualquer dieta que nos convém; Mas hoje quis partilhar algumas ideias de um método que eu desconhecia: o método Superthon; Ok, poderão dizer: "é mais um" ; Mas como vejo que não é muito falado/ conhecido quem sabe vos poderá dar alguma ajudinha ou até aprender aguma coisa mais; 

     E conheci este método através do livro de António Mangas  "Quer perder peso e ganhar saúde? Pois então… coma!" e que li com interesse apesar de realmente já estar farta de ler sobre dietas; E Para o autor , as dietas não funcionam! Ponto ; e eu Concordo! As dietas só funcionam se tu funcionares primeiro, ou seja, se a tua mente , o teu espirito, a tua vontade estiverem alinhadas ; se isso acontece, qualquer dieta, qualquer objetivo é conseguido; Mas quem tem de funcionar és tu; 

        O que é que o livro propõe? Não uma dieta restrita, mas princípios de actuação, uma cultura alimentar e novos hábitos nutricionais.  Apresenta16 leis, práticas e fáceis de seguir, para aprendermos a comer correctamente, cuidando do corpo e melhorando a nossa saúde de uma forma natural e em qualquer idade,concebido para pessoas normais com vidas reais: horários a cumprir, trabalho intenso, filhos, viagens e refeições fora de casa.   Ter consciência do que se come e para quê que se come; TER CONSCIÊNCIA é deveras importante, mantêm te focado;  Estar consciente, "presente" sempre no momento de meter algo à boca; 

A regra mais importante para o autor é : NÃO MISTURAR/ COMBINAR mal os alimentos

Para explicar melhor  dividiu os alimentos nas categorias de :

proteínas e gorduras: carne, peixe,aves, ovos, marisco, manteiga, queijos, frutos secos....

Hidratos de carbono ( alimentos densos ) :pão,cereais, massas, arroz, farinhas, milho , batatas.... 

Legumes - grão bico, feijão , ervilhas, favas, abóbora, couves, ....

Verduras com fibra : alface, couve, bróculo, cebola, espinafre, espargo, alho alho francês, tomate, cenoura, salsa, aipo, beringela, endivia, pepino,rúcula, pimentos.

       E segundo ele, a mistura destes alimentos, por exemplo, hidratos com proteínas/ gorduras  e/ou legumes geram certas enzimas que não são compativeis entre elas e que causam muitas vezes  as más digestões, gases, azia, inchaço abdominal.... ; E que a maneira correta seria, por exemplo, juntar proteinas e gorduras com verduras com fibra;  ou os  alimentos do grupo dos hidratos de carbono com as verduras fibrosas ...;E eu que sempre juntei hidratos com proteínas e gorduras, batatas com carne, arroz  com peixe, massa com ovos.... e  fiz a experiência e os resultados foram estes:   menor inchaço abdominal, menos azia e deixar de ter aquela sensação de estômago pesado no final das refeições; Além desta regra estou a seguir outras que o autor recomenda e que vos deixo aqui um resumo:

- comer de três em três horas 

- comer uma refeição de hid. de carbono por duas de proteínas+gorduras 

- comer com sensatez 

- ingerir vitaminas, minerais e omega 3 ( aconselhei -me na farmácia sobre as mais indicadas tendo em conta o tipo de alimentação diária que faço, se é pobre ou não nestes elementos e a minha definitivamente é, pouca fruta e legumes e pouco peixe) 

- comer a fruta sozinha ( estou a seguir esta regra contudo não muito convencida, as opiniões dos especialistas divergem  pois a fruta é um alimento rico em açúcares de absorção rápida, que pouco tempo após a ingestão do alimento estão presentes no sangue. E o aumento do nível de açúcar no sangue produz certas substâncas no organismo que podem levar a uma sensação de fome após comer a fruta isolada; Por isso recomendam a ingestão de fruta com um pouco de pão ou bolachas. Como normalmente duas peças de fruta , maçã e banana, laranja e pêra e tenho resistido a acrescentar outros alimentos....)

- comer os laticinios adequadamente (optar pelos produtos magros sempre  - leite, queijo, iogurtes...; o autor considera que o leite não é assim tão essencial como se apregoa e que até poderá fazer mais mal do que bem, mas lá está , as opiniões dividem-se); 

- beber água de forma correta ( beber logo ao acordar 30 min antes do pequeno almoço e antes ou após as refeições , também com algum tempo de intervalo)

- evitar o açúcar (sobretudo estar atentos a imensos alimentos que têm certos tipos de acúcar escondidos como glucose,  sacarose, xaropes , etc...devemos ser ler os rótulos pois há alimentos que nem imaginamos que contêm acúcar -polpa de tomate, salcichas, delícias do mar, pão industrializado, maionese, ketchup, ervilhas e milho em conserva, cereais de pequeno almoço, patês, bolachas salgadas, etc.....)

- evitar gorduras hidrogenadas

- moderar o consumo do sal (optar pelas diversas ervas aromáticas disponiveis na natureza ou nos mercados, no momento de temperar)

- evitar alimentos processados 

e claro está :  fazer exercicio , ....

    O que partilho aqui não é nada de especial ou de novo, para quem já tentou tudo e mais alguma coisa; Para quem pensa em fazer pela primeira vez , poderá ser interessante;  Como já disse, acredito que,  para que qualquer dieta traga resultados, temos mesmo de estar focados nisso de corpo, mente e espirito e sobretudo fazer isso por nós; quando queremos emagrecer para agradar ao marido ou à esposa ou fazer inveja às amigas, ou porque as amigas estão super magras, acredito que nunca irá resultar porque estamos a fazer por causa dos outros e não por nós mesmos, por algo que seja direccionado para mim; Concordam ? 

Método superthon.jpg

 Boas dietas e boas leituras !

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