Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

posso ou não lavar o cabelo todos os dias?

a questão é que não posso pôr-me para aqui a debitar conhecimento sem primeiro, ao menos, me apresentar. quer dizer, não é como se de repente fosse toda a gente acreditar no que digo, apenas e só porque me chamo MJ e tenho um blog, ainda que enfim, seja só isso: olá a todos, o meu nome é maria joão e tenho um blog!

 

posto isto estou pronta para vos falar de uma coisa que creio ser útil (e da qual ninguém estava à espera que eu falasse):

- deve-se ou não lavar o cabelo todos os dias?
(questão evidentemente direccionada para não carecas. para esses trago qualquer coisinha na próxima segunda, sei lá, "protecção acrescida para pele sem cabelo" parece-vos bem?)
 
e a resposta à questão acima é... depende!
como assim depende maria joão? perguntais vós já enfurecidas por isso não ajudar nada.
bem, depende da vossa necessidade. se vocês têm um cabelo muito oleoso (como o meu), trabalham de capacete (que é que foi? podemos ter leitores motoristas, ou electricistas em cabos de alta tensão...); põem gel ou espuma todos os dias (eu por exemplo não preciso, basta-me não lavar o cabelo que a oleosidade dá-lhe o mesmo efeito); fazem algum tipo de desporto todos os dias (natação - não resisto) ou ginásio todos os dias, bem lamento informar mas têm de lavar o cabelo todos os dias. (sim, é uma frase com demasiado "todos os dias" mas não sei como dar a volta ao texto).
e isto porque, atentem, o couro cabeludo não pode ficar sujo ou suado porque vai verificar-se uma proliferação de fungos (nhec) que leva à queda. ou seja, não só terão um cabelo sujo, oleoso, coladinho à cabeça, como têm alta probabilidade de ele cair em massa (o que por um lado levaria à vantagem de não terem de ler isto).
questão diferente é se estivermos a falar de alguém não inserido nas pessoas atrás mencionadas. por exemplo, pessoas com cabelo demasiado seco não precisam de lavar o cabelo todos os dias acabando mesmo por o estragar caso o façam. nestes casos basta lavá-lo, por exemplo, uma vez por semana. e isto porque o cabelo produz um lipido, uma lubrificação natural, que com a lavagem frequente é impedido de percorrer os fios de cabelo todos. como consequência o cabelo fica ainda mais seco, mais escamado e gasta-se champô e água desnecessariamente.
ou seja e em suma, a resposta à questão acima é depende. depende da necessidade do vosso tipo de cabelo.
 
pronto, é isto.
até para a semana, boas lavagens e desculpem lá qualquer coisinha. qualquer dúvida estou na caixa de comentários.
 
MJ

17 comentários

Comentar post