Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Planeamento - como manter um bullet journal

No post anterior apresentei (ou relembrei, já que é tão famoso) o método do bullet journal como um dos que mais gosto para me manter organizada.

No entanto, a principal questão não é o método usado, já que cada um acaba por encontrar o que mais se adapta a si. O mais importante é o nosso objectivo. 

Algumas das comentadoras do post anterior referiam que tinham alguma dificuldade em adoptar este método e que já tinham tentado vários métodos, mas que acabavam por abandoná-los.

É exactamente por isso que é importantíssimo definir o nosso objectivo.

Eu sou uma pessoa muito organizada e com boa memória. Raramente me esqueço de compromissos, de consultas ou reuniões, mas mesmo assim gosto de apontar tudo tanto em papel (no meu bullet journal) como em calendários digitais. Também sou bastante boa a ter ideias e a planear, mas já não sou assim tão boa a executar os planos. Portanto, o meu objectivo principal ao usar o bullet journal é pegar nessas ideias e planos e transformá-los em tarefas concretas. Para mim, é um incentivo riscar as tarefas do dia e planear os passos seguintes.

Antes de comprar a nova agenda bullet journal ou instalar a nova app de produtividade, perceba qual é o seu objectivo principal e também o que funciona para si:

  • Prefere trabalhar com papel e caneta ou em formato digital?
  • Gosta de apontar apenas as tarefas e eventos ou quer também usar o bullet para escrever as suas reflexões e memórias do ano (livros lidos, sítios visitados)?
  • Gosta de ser criativo/a e criar as suas próprias versões ou prefere usar algo que só tem de preencher?
  • Tem algum projecto em mente que quer mesmo lançar e precisa de planear vários passos?
  • É uma pessoa mais visual (esquemas e imagens) ou prefere texto?
  • Gosta de separar as várias áreas da sua vida (profissional, pessoal, familiar) ou prefere manter tudo o que tem para fazer no mesmo sítio? 

Ao responder a estas perguntas, pode perceber que um simples caderno ou post its no frigorífico servem perfeitamente o seu propósito ou que, afinal, quer lançar-se a criar uma versão mais criativa de um bullet journal.

Desta maneira será, provavelmente, mais fácil manter o método escolhido e começar a cumprir os objectivos a que se propôs. Mesmo que daqui a uns meses decida que quer mudar tudo outra vez.  

https://www.youtube.com/watch?v=PXIGPPL6yzk