O Monstro do Lago Ness
De acordo com o doodle do Google, faz hoje, dia 21 de Abril de 2015, 81 anos que o Homem anda à procura do famoso Monstro do Lago Ness...
Uma vez que a lenda do Monstro do Lago Ness é, um dos principais mistérios dos últimos séculos, que continua a ser motivo de inúmeras discussões, hoje vamos aprender acerca dela.
O Monstro do Lago Ness, é uma criatura mítica que vive no Loch Ness (Lago Ness), um lago grande e profundo situado na Escócia, considerado a maior extensão de água doce da Grã-Bretanha, que fica perto de Inverness.
Os primeiros relatos do avistamento de Nessie (alcunha carinhosa dada ao Monstro do Lago Ness) foram descritos por São Columbano - um missionário irlandês que converteu a Escócia no cristianismo - ainda durante o século VI. De acordo com o descrito por Santo Adamnan - o biógrafo de São Columbano - "um discípulo de São Columba nadava no lago Ness quando foi surpreendido por um monstro que emergiu, repentinamente, de boca aberta e com um grande rugido, este acontecimento foi testemunhado por vários observadores, que ficaram petrificados de terror". Santo Adamnan continua a sua descrição dizendo que "São Columba não se deixou intimidar e repeliu o monstro, fazendo o sinal da cruz, invocando Deus e ordenando ao monstro que não tocasse no seu discípulo e que desaparecesse imediatamente."
Durante muitos e muitos séculos, a lenda o Monstro do Lago Ness foi sendo construída e desenvolvida, mas só ganhou, de facto, a importância que tem hoje em 1880, ano em que se dá o primeiro relato oficial do avistamento deste monstro. Foi pedido a Duncan MacDonald, um mergulhador profissional, que fosse ao Fort Augustus, perto do Calendinian Canal, procurar o local exacto onde se teria afundado um navio de carga. Duncan mergulhou até às profundezas do Lago Ness e, enquanto examinava os destroços do navio afundado apercebeu-se de que perto dos destroços, deitada sobre uma grande rocha, estava uma enorme e estranha criatura. Assustado, o mergulhador fez um sinal brusco para que fosse içado de imediato e, ao chegar ao barco de apoio, estava a tremer e muito pálido. Quando finalmente se conseguiu acalmar, disse que tinha visto um animal gigante, parecido com um réptil marinho, uma espécie de serpente marinha.
O século XX detém o recorde de relatos de visualizações deste monstro.
Em 1923, Alfred Cruickshank avistou, neste lago, uma criatura com cerca de 3 metros de comprimento e o dorso arqueado.
Dez anos depois, em 1933, foi relatado pelo jornal local Inverness Courier, que um casal de hoteleiros - os Mackay - tinham visto um monstro aterrorizante a entrar e sair da água do lago. A notícia era tão sensacionalista, que um circo chegou a oferecer 20.000 libras pela captura do animal.
Em Abril de 1934, a lenda do Monstro do Lago Ness ganha uma outra dimensão. Pela primeira vez alguém conseguia provar a existência desta criatura, através de fotografias. O médico londrino, Robert Kenneth Wilson, que passava férias no local, conseguiu, a uma distância de cerca de 200 ou 300 metros, fotografar um estranho animal, tipo plesiossauro, com um corpo espesso e um longo pescoço que saía das águas. (umas décadas mais tarde, Christian Spurling confessou que, com a ajuda de e Marmaduke Wetherell, tinham forjado a foto - o monstro tinha sido construído em madeira e instalado em cima de um míni-submarino)
Deu-se, então, o boom desta lenda. À volta do lago e de Nessie começou a criar-se uma enorme expectativa, tornando esta região uma forte atracção turística. Passaram a ser feitas visitas submarinas e, até construíram um centro turístico multimédia.
Em 1951, Lachlan Stuart, um guarda-florestal que vivia junto a este lago, afirma ter reparado numa agitação irregular e sinistra nas águas calmas do lago e que, ao se aproximar, viu surgir três bossas de uma massa que se dirigia, em linha recta, à praia. Correu então a casa, para ir buscar a máquina fotográfica e ainda conseguiu tirar uma fotografia, que também ficou famosa.
Perante esta enorme dúvida, acerca da existência (ou não) de um monstro marinho nas águas do Lago Ness, em 1961 foi criada a Secretaria de Investigação dos Fenómenos de Loch Ness.
Em 1969, numa tentativa de acabar com todas as dúvidas, o submersível Pishes equipado com uma câmara de filmar, mergulhou nas profundas águas do lago, mas não conseguiu avistar o monstro, no entanto descobriu uma grande caverna submarina e algumas partes do lago muito profundas que ainda não haviam sido exploradas.
Em 2003, uma equipa da BBC percorreu todo o lago, utilizando mais de 600 leituras de SONAR, fotos de satélite e vídeos, e não encontrou nada. Perante esta situação, a 29 de Maio de 2003, o Governo da Escócia emitiu uma declaração onde negou a existência do monstro, alegando que esta lenda era apenas o resultado da imaginação ou especulação das pessoas.
Mas, em 2007, Gordon Holmes, um técnico de laboratório, filmou uma criatura preta com cerca de 45 pés de comprimento, movendo-se repentinamente na água. A filmagem foi classificada como original, e acabou mesmo por ser transmitida pela BBC da Escócia, dando um novo alento a esta lenda.
Mais recentemente, em 2013, uma imagem de satélite publicada pelo Daily News veio alimentar, mais uma vez, a possível veracidade desta lenda. Esta fotografia foi estudada durante 6 meses e, aparentemente, estará isenta de qualquer tipo de manipulação, havendo no entanto alguns cépticos que argumentam que se tratará apenas de um barco, enquanto os mais entusiastas afirmam que é mais um indício de que a o Monstro do Lago Ness pode, de facto, existir.
A comunidade cientifica rejeita a existência desta criatura, uma vez que, seria quase impossível, um animal durar mais de 1500 anos. Pressupõe-se, portanto, que terão existido mais do que um monstro, que tanto pode ter sido um peixe do tipo enguia gigante; como um mamífero do tipo foca ou uma baleia gigante; como ainda um plesiossauro (espécie de réptil extinto há 70 milhões de anos), apesar desta última hipótese ser a menos credível, pois o lago, mesmo com a sua enorme área abrangente, nunca possuiria os meios ou recursos necessários para comportar, durante infindáveis milénios, um animal (muito menos, um grupo!) de enormes dimensões.
Fontes:
Infopédia - Monstro de Loch Ness
Wikipédia - Monstro do lago Ness
Viagens & Imagens: Lugares Especiais - Lock Ness, o misterioso lago da Escócia
Os carreiros da História: Montro de Loch Ness - Realidade ou Ficção?
Post também publicado aqui