Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

O Carnaval

O Carnaval é uma festa que está enraizada na cultura ocidental, e por isso é comemorada em todo o mundo, nuns locais com mais visibilidade e exuberância do que noutros.

Reza a história, que o papa Gregório I, no ano de 604, definiu que os fiéis deveriam dedicar-se exclusivamente às questões espirituais durante um certo período do ano. Seriam 40 dias em que se deveria evitar o sexo, as carnes vermelhas e as festas. Então, 500 anos depois, a irmandade católica definiu as datas oficiais da chamada 'Quaresma', e o primeiro dia passou a chamar-se ‘quarta-feira de cinzas’.

Com isto, o que aconteceu, foi que os dias que antecediam essa quarta-feira começaram a ser de intenso consumo de carnes, bebidas e de festas. A esse período deu-se, então, o nome de ‘adeus à carne’, ou ‘carne vale’ em italiano, que, depois, passou a ser ‘carnevale’. Assim ficou a palavra "Carnaval" em português.

 

Como foi dito mais acima, o Carnaval comemora-se um pouco por todo o lado, com tradições associadas aos locais festivos. Assim:

 

- Na Suíça,  a folia tem início na segunda-feira, antes da quarta de cinzas, aproximadamente às 4h da manhã, onde todas as luzes se apagam e várias pessoas desfilam com lanternas pelo centro da cidade ao som de músicas carnavalescas com flautas e tambores. As máscaras e os trajes ajudam as pessoas a assumir novas identidades enquanto desfilam pelas ruas, muitas vezes tocando instrumentos musicais.

Switzerland-Carnival1.jpg

 

- Nos Estados Unidos, o Carnaval resume-se basicamente na celebração do Mardi Grass (terça-feira gorda), dia em que vários estados celebram o carnaval. A festa é marcada pelas cores roxa, verde e dourada. 
O Estado mais tradicional na comemoração é New Orleans, onde, durante o Mardi Grass, as tradicionais bandas desfilam nas ruas da cidade acompanhada de foliões fantasiados usando colares de continhas e máscaras, que são as marcas registadas do carnaval deste estado. É uma festa rica em fantasias, carros alegóricos e foliões a divertirem-se.

estados unidos.png

 

- No Reino Unido, o Shroveitide (Shrive que significa confessar ‘pecados’) é a comemoração do carnaval britânico. Os  ingleses saem às ruas fantasiados e fazem a festa para esquecer todos os pecados e viver os bons momentos.

reino unido.png

 

- Em Itália, o Carnaval é o festival de inverno que é comemorado em todas as partes do país com desfiles, bailes de máscaras, entretenimento e festas. Celebra-se quarenta dias antes da Páscoa.

Italy-Carnival.jpg

 

  - No Brasil,  o Carnaval é comemorado realizado quatro dias antes da quarta-feira de cinzas. No Rio de Janeiro, as escolas de samba disputam o primeiro lugar em desfiles elaborados que duram horas, e que desfilam no sambódromo. Esta cidade tornou-se famosa em 1930 pelos seus desfiles, festas e bailes, que se tornam maiores e mais impressionantes todos os anos.

Carnival-Rio-de-Janeiro1.jpg

 

- Em Portugal, são muitas as cidades onde os desfiles de Carnaval saem à rua. Os mais conhecidos e falados são em Ovar, Canas de Senhorim, Torres Vedras, Loulé, Estarreja e Madeira. Dá-se também o nome de «Entrudo» para esta festa, pois recorda a entrada (introitus) na Quaresma.

carnaval2.jpg

 

 

Aqui fica um vídeo para quem quiser saber um pouco mais acerca do Carnaval:

 

 

 

Fonte 1; Fonte 2; Fonte 3

7 comentários

Comentar post