Grinalda
Presente na maioria dos lares durante no mês de Dezembro, a grinalda é um dos símbolos natalícios mais famosos. Mas será que todos os que as colocam nas portas, sabem o que ela significa?
A origem da grinalda natalicia, ou coroa de Natal, é anterior ao cristianismo. Ainda na época dos gregos pagãos, elas eram colocadas nas portas de entrada como um “adorno de chamamento” aos deuses, ou seja, um sinal de boas-vindas.
Já na Roma Antiga, um ramo de plantas enrolado no formato de coroa era um voto de saúde. Posicionando-a na porta de casa, significava saúde para todos os habitantes.
Um pouco depois, na Idade Média, a sua relação com o Natal ainda não era muito forte. Também como símbolo de boas-vindas, era exposta na porta dos lares durante o ano inteiro com o brasão familiar. Além disso, ela servia de protecção contra bruxas, demónios e má-sorte.
Carregando sempre positivismo, hoje a grinalda é utilizada como decoração de Natal, representando paz, prosperidade, evolução e recomeço, elas continuam adornando a porta de entrada de lares ao redor do mundo.
Grinalda do Advento - No cristianismo, coroas de flores são usadas para se preparar para o Advento ou a "vinda de Cristo". A coroa do Advento representar a vida eterna, através de Jesus e a forma circular da coroa representa Deus, sem inicio e sem fim.
Coroa de Funeral - O simbolismo de coroas de flores tem sido usada em funerais, pelo menos desde o tempo da Grécia Antiga, para representar também, um círculo de vida eterna.
Publicado aqui: Khimera