Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Fazer "Leite Vegetal" em casa

Cada vez é mais comum as pessoas descobrirem que são intolerantes e até mesmo alérgicas à lactose. Por isso, ou por outras razões, deixam de consumir leite animal e passam a consumir outros leites, chamados leites vegetais.

Resultado de imagem para leites vegetais

Estes " Leites Vegetais", são uma alternativa vegetariana bastante saudável e nutritiva, pois contêm grandes concentrações de vitaminas, minerais, cálcio e ácidos gordos essenciais ao bom funcionamento do organismo. No entanto, estes leites são bastante mais caros e nem todas as pessoas têm facilidade no seu acesso. Assim, aqui ficam algumas receitas para os fazerem  em casa de uma forma bastante prática, saudável e muito mais económica:

 

Leite de Aveia

Numa taça demolhe 1 caneca de aveia em flocos em 4 canecas de água e deixe ficar durante toda a noite. De manhã coloque num liquidificador a aveia demolhada e a água e junte mais 1 caneca de água.  Pode juntar mel, tâmaras,stevia ou outro produto que adoce  a gosto e/ou canela e baunilha (Eu só lhe junto uma colher de café de canela em pó). Misture até ficar uma pasta homogénea. Deixe a coar num passador fino ou num filtro de café e coloque no frigorífico. Deve ser consumido no prazo de 4 dias.

 

Leite de Arroz

Limpe e lave 1 caneca de arroz integral em várias águas.Numa taça demolhe o arroz em 4 canecas de água e deixe ficar durante toda a noite. De manhã coloque num liquidificador o arroz demolhado e a água e junte mais 1 caneca de água.  Pode juntar mel, tâmaras,stevia ou outro produto que adoce  a gosto e/ou canela e baunilha (Eu só lhe junto uma colher de café de canela em pó). Misture até ficar uma pasta homogénea. Deixe a coar num passador fino ou num filtro de café e coloque no frigorífico. Deve ser consumido no prazo de 4 dias.

 

Leite de Amêndoa (ou outro fruto seco)

Coloque 125 gr de miolo de amêndoa com casca  de molho num litro água durante as 24 horas mudando a água pelo menos 3 vezes. No dia seguinte coloca-se no liquidificador o miolo de amêndoa escorrida com 1 litro de água. Pode juntar mel, tâmaras,stevia ou outro produto que adoce  a gosto e/ou canela e baunilha e tritura-se até ficar uma pasta homogénea. Deixe a coar num passador fino ou num filtro de café e coloque no frigorífico. Deve ser consumido no prazo de 4 dias.

 

Leite de côco

Coloque 200 gr de côco ralado numa taça e junte 1 litro de água a ferver. Deixe ficar assim de molho durante 1 hora. Passado esse tempo triture tudo no liquidificador e coe  num passador fino ou num filtro de café e coloque no frigorífico. Também pode juntar mel, tâmaras,stevia ou outro produto que adoce  a gosto e/ou canela e baunilha  antes de triturar. Agite antes de usar e deve ser consumido no prazo de 4 dias.

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.