Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Didgeridoo

Neste meu primeiro post nesta rubrica eu vou falar sobre um instrumento aerofone  que acho esquisito que se chama didgeridoo.

Carateristicas:

O didgeridoo é um instrumento dos aborígenes australianos da família dos sopros  feito de madeira dura e que pode ter entre 1 a 2 metros.

Tocando o didgeridoo:

O som é produzido pela vibração contínua dos lábios, através de uma técnica de respiração circular.Esta exige a respiração através do nariz enquanto que, ao mesmo tempo, a expiração deve ser feita pela boca usando a língua e as bochechas. Para um instrumentista experiente, a técnica da respiração circular permite que ele renove o ar de seus pulmões mantendo uma nota pelo tempo que desejar.

Benefícios para a saúde:

Em 2005, um estudo do British Medical Journal (Jornal Médico Britânico) descobriu que aprender e praticar o Didgeridoo ajuda a reduzir o ronco e apneia do sono, assim como o tempo necessário para o descanso. Isto parece funcionar devido ao fortalecimento dos músculos da via aérea superiora, diminuindo a tendência de distúrbio durante o sono.

Outro estudo, realizado no Brasil em 2008 por uma dupla de estudantes universitários da UAM, no curso de Naturologia, promoveu a comprovação de diversos efeitos terapêuticos do Didgeridoo. O foco principal era a redução da ansiedade, mas junto a isso demonstrou-se também uma melhora na qualidade de vida, redução à vulnerabilidade e melhora da respiração com indícios de combate ao tabagismo (indicado por fumantes que participaram do estudo).Foi inventado há cerca de 2000 anos.

 

 

 

 

Fonte: Wikipédia

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.