Dicas da Maria na cozinha
Partilho convosco algumas das mais importantes pérolas que tenho aprendido nos últimos anos, aqui e ali (e depois de fazer muitas asneiras):
- Os frascos de polpa de tomate já abertos devem guardar-se de pernas para baixo no frigorífico para evitar que ganhem bolor.
- As cebolas e as batatas não se devem guardar juntas.
- Dentes de alho no frigorífico não. Mas de os queremos conservar melhor é botar em azeite num frasco.
- Sim, as claras e gemas de ovo podem congelar-se.
- Põe mesmo bagos de arroz no sal para evitar a humidade que o faz pespegar-se todo.
- A melhor maneira de não te morrer a salsa no vaso...é comprares já colhida e usares. Ponto.
- Descongela e tempera sempre a carne com antecedência e assim nem tens de ser grande cozinheira que o sabor será maravilhoso.
- As facas não se podem lavar com água quente, que a lâmina sofre com a temperatura e fica a cortar pior.
- Sopra sempre antes de provares, pelamordedeus.
- Afasta o tablet e/ou o telemóvel dos cozinhados. Muito a sério.
- Oregãos melhoram tudo – e as ervas e especiarias no geral ajudam a diminuir o uso de sal.
- Os ovos deve estar à temperatura ambiente para se baterem as claras com mais eficácia (bem como a maior parte dos ingredientes dos bolos). Em relação a bater claras também ajuda juntar umas pedrinhas de sal ou umas gotas e sumo de limão.
- Entalem as batatas (cozer por 10 minutos com sal) antes de as levarem ao forno. Faz com quem não levem mil horas a assar bonitinhas.
- Usem avental ou preparem-se para as consequências (eu preparo-me para as consequências, apesar da minha avó me ter oferecido já dezenas de aventais bordados).
E a regra mais importante: partilhem sem pudor todas as receitas e dicas . Para que tenham a sorte de serem brindados com o jantar feito (e em bom) o maior número de vezes possível. Né, Moço?