Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Cotonetes

O cotonete foi criado em 1922 por Leo Gersternzang, quando via a esposa a limpar as orelhas da filha utilizando um palito de madeira com algodão na ponta. Preocupado com o risco da madeira poder ferir as orelhas da sua filha ou do algodão poder ficar inserido no ouvido, decidiu criar um algo flexível que fosse mais seguro de manusear.

Leo tinha uma empresa especializada em produtos para bebés, a Leo Gerstenzang Infant Novelty Company, pelo que foi através dela que efetuou toda a pesquisa e desenvolvimento da sua ideia.

Apesar dos recursos da sua empresa, só alguns anos mais tarde é que conseguiu chegar ao modelo pretendido, que tivesse a mesma quantidade de algodão em cada ponta. Por fim decidiu ainda conceber uma embalagem prática que fosse possível ser aberta com uma só mão e tirar o cotonete, enquanto com o outro braço se segura o bebé.

Após ter aperfeiçoado o produto, Leo começõu a comercializa-lo. Por ser um produto item a manter as crianças felizes e cuidadas chamou-lhe “Baby Gays”. Em 1926 mudou o nome para “Q-Tips Baby Gays”, significando o “Q” qualidade.

Posteriormente o nome mudou para “Q-Tips” e atualmente são uma marca registada da Chesebrough-Ponds, Inc.

No entanto, a comunidade médica desaconselha o uso de cotonetes pois estes apenas empurram a cera para o interior do ouvido, levando, por vezes, à rutura do tímpano. 

Além disso, a cera dos ouvidos  é uma gordura naturalmente produzida pelo organismo para manter o bom funcionamento do canal auditivo, impedindo que qualquer poeira ou cabelo o danifique. A cera só incomoda se estiver seca ou acumulada.

 

 Curiosidade: Os cotonetes são os resíduos mais encontrados no mar e nas praias uma vez que a maioria da população, após a sua utilização, deita-os na sanita. 

 

Fontes:

 http://www.curiosityflux.com/2015/03/conhece-os-perigos-de-colocar-cotonetes.html

http://origemdascoisas.com/a-origem-do-cotonete/

https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/4205-limpar-ouvidos-sem-cotonetes

https://greensavers.sapo.pt/2014/02/cotonetes-sao-os-residuos-mais-encontrados-no-mar-e-praias-saiba-porque-com-video/

 

 

 

5 comentários

Comentar post