Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Carregar a bateria do smartphone

Smartphone_thumb.jpg

Quase todos nós desesperamos com as cargas das baterias dos smartphones. Eu era a primeira a por o dedo no ar e a dizer que ter de deixar as baterias acabar antes de as carregar é muito bonito mas depois fico sem bateria e outros disparates que tais.

Até ao dia que encontrei este site e percebi que “Não use o telemóvel enquanto está a carregar”, “não o deixe ligado durante a noite” ou ”deixe-o sempre morrer completamente antes de carregar” eram apenas mitos. Depois, veio este artigo da Pplware que mudou a minha forma de agir com a bateria do smarphone. Ora então para quem não queira ir consultar o artigo, aqui ficam os meus novos hábitos, no que às baterias do smartphone concerne:

1. Desligue o telefone da tomada quando estiver totalmente carregado. De acordo com a Cadex, deixar o smartphone ligado à energia e já com a carga completa provoca um stress enorme nos compostos químicos no interior da bateria. Isto porque o sistema do equipamento está permanentemente, aos pingos, a tentar colocar a carga nos 100%, sempre, sempre, sempre…

2. Não carregue até aos 100% de carga. De acordo com os dados dos fabricantes de baterias e com os dados recolhidos da utilização de baterias modernas que usamos nos smartphones, as baterias de iões de lítio não precisam de ser totalmente carregadas. Aliás, nem é desejável fazê-lo. Na verdade, segundo afirmam, é melhor não carregar totalmente, porque manter a bateria em alta tensão nos 100% (que é o que acontece na maioria das vezes quando colocamos os dispositivos a carregar) cria stress desnecessário. 

3. Ligue o telefone à energia sempre que puder. Parece que afinal as baterias dos smartphones são mais felizes se forem carregadas ao poucos do que carregadas até à carga máxima. São mais felizes se forem carregadas ainda com pouca energia do que quando estão sem carga nenhuma.

4. Manter a bateria fresca. As baterias com o calor sofrem um desgaste terrível. Nunca, em caso algum, deixe o seu smartphone dentro do carro ao sol, junto a uma janela exposto à incidência directa do sol. Este é outro factor que ajuda a que uma bateria tenha uma vida muito menos saudável.

Já agora, e só porque sim, aqui ficam os mitos mais famosos sobre baterias:

Mito 1: Usar carregadores de marca diferente destrói baterias. Na verdade o que destrói as baterias são as imitações de carregadores. carregadores de marca diferente, embora não sendo ideais, funcionam muito bem.

Mito 2: Não deve usar o telemóvel enquanto carrega. Se for um carregador aprovado pela marca do telemóvel, a possibilidade de haver problemas é infima.

Mito 3: Carregar o seu telemóvel durante a noite mata a bateria. Pode faze-lo à vontade, no entanto, isso não significa que deva carregar o telemóvel a noite toda, todas as noites. Não iria encher um copo com água, se ele já estava cheio, não é? A vida útil da bateria vai durar mais se mantiver o seu telemóvel carregado entre 40% e 80%.

Mito 4: Nunca precisa de desligar o telemóvel. No minimo, deve reeniciar o seu telemóvel uma vez por semana.

Mito 5: Não carregue o seu telemóvel até que esteja completamente morto. A sua bateria tem um número finito de ciclos de carga e, cada vez que morre completamente, torna-se num outro ciclo. Logo é melhor carregar o seu telemóvel todos os dias do que fazer uma “carga de profundidade” de vez em quando.

6 comentários

Comentar post