Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Bolhas nos pés

Bem e depois de passarmos um dia para trás e para a frente quando o nosso calçado não é mais adequado, o que vemos quando retiramos os sapatos?? Bolhas nos pés!

Estas formam-se como resposta do nosso organismo a uma suposta agressão. Para que tal aconteça basta que haja uma pressão contínua numa região do pé, devido a calçado apertado, por exemplo. A pele fica irritada e ocorre a deslocação de duas das suas camadas: a derme e a epiderme. De seguida, o nosso cérebro dá ordem para que o fluxo sanguíneo aumente no local afectado, deixando passar a parte transparente do sangue, o plasma. E assim se forma uma bolha. 

O plasma é constituído por células inflamatórias, que têm a função de proteger o corpo de agentes invasores, as bactérias que aparecem na parte ferida. 

Em conclusão a bolha é uma forma de prevenir o agravamento do ferimento, mas se tal acontecer, o corpo envia glóbulos brancos (células de defesa).

 

Algumas dicas para tratar das bolhas:

  • Manter sempre os pés limpos
  • Descansar o máximo possível, ou então optar por caçado mais confortável 
  • Usar Aloe Vera, aliviando a pele danificada
  • Usar camomila, uma vez que acalma a dor. (Mergulhar uma saqueta de chá de camomila em água morna e aplicar na bolha como se fosse uma compressa.)

 

Não é recomendado furar uma bolha. Se ela for muito grande e dolorida ou o líquido começar a ficar amarelado, é preciso procurar um médico. Bolhas em locais de pele grossa, como no calcanhar, demoram mais para sarar!

2 comentários

Comentar post