Baunilha, essa paixão
Antes de mais, uma achega. Estou a publicar na semana da Mula - excepcionalmente - porque apesar de ter o post preparado, me esqueci completamente de o publicar. Acabou por ficar nos rascunhos.
Assim, pedi autorização à Mula, que mui gentilmente me acenou com a sua crina e publico hoje o meu post da semana anterior. O resto da semana será dela
************************************************************************************************************************
Quem gosta de dar um toque original aos seus doces, já recorreu seguramente à baunilha. Seja em vagem, em essência ou como açúcar baunilhado.
Claro que é caríssimo, por isso se recorre tanto ao extrato, cujo frasquinho dura anos. Mas bem vistas as coisas, a vagem de baunilha é muito mais apetitosa e apetitosamente bonita na confecção! Para além disso, é a nota base da longa duração de muitos dos perfumes do mercado.
Infelizmente também é desde 2018, a segunda especiaria mais cara do mundo, a seguir ao açafrão, que a título de curiosidade informo ser cerca de quinze mil euros ao quilo (sim, escrevi por extenso para não pensarem que me enganei no número de zeros). O preço da baunilha anda actualmente, depois de anos de más colheitas devido ao clima, em cerca de 500€ por quilo - mais do que a prata!
A baunilha é uma orquídea. Aliás, é a única flor da família das orquídeas que dá fruto. E cada flor origina uma vagem.