Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Aparelho Ortodôntico

Não sei se sabem, mas eu uso aparelho ortodôntico, então decidi falar dele, aqui no blog.

O aparelho ortodôntico, ou aparelho dentário, é um dispositivo utilizado pelos ortodontistas nos seus pacientes para fazer o alinhamento dos dentes quando eles se desenvolvem com uma má formação. Serve para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais.

Tipos de Aparelho Ortodôntico

Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, dentre eles os aparelhos fixos e os aparelhos removíveis (eu uso aparelho fixo, mas também já usei removivel):

  • Os aparelhos removíveis estão mais indicados para pequenos movimentos dentários e pacientes em fase de crescimento onde se pode aproveitar o crescimento deste paciente.
  • O aparelho fixo, composto por bráquetes coladas aos dentes, estão mais indicados para pacientes onde se necessita de uma movimentação maior dos dentes impedindo inclinações indesejáveis.

História do aparelho ortodôntico

Em 1881, pesquisadores ingleses encontraram uma múmia, nas margens do rio Nilo, no Egito, com idade estimada por arqueólogos entre 3000 e 2500 anos de idade, que tinha uma espécie de aparelho dentário. Era uma tira de metal, que prendia os dentes mais tortos da múmia.

Acredita-se que desde a Grécia Antiga a correção dos dentes tortos já era uma preocupação discutida entre o filósofo Aristóteles e Hipócrates, o Pai da Medicina. No século 1 a.C, o fisiologista romano Aurelius Cornelius Celsus escreveu um tratado no qual recomendava a pressão dos dedos para corrigir a arcada dentária.

A ortodontia pouco se desenvolveu durante a Idade Média, voltando a ser explorada apenas em 1728, pelo dentista francês Pierre Fauchard, que escreveu o livro O Cirurgião Dentista, onde dedicou um longo capítulo às formas de correção dentária, apresentando ainda um dispositivo de metal chamado bandeau. Em forma de ferradura, o acessório ajudava a expandir a arcada dentária e, assim, acomodar melhor os dentes que estavam apinhados.
A ortodontia moderna, por sua vez, só surgiu 90 anos mais tarde, em 1819, quando o francês Gaston Delabarre inventou o fio metálico que é fixado aos dentes, o arco ortodôntico conhecido atualmente. Em 1880, o norte-americano Norman Kingsley escreveu o Tratado sobre Deformidades Orais, que foi a base da ortodontia usada até o século XX.

O aparelho ortodôntico foi evoluindo aos poucos e em 1950, o dispositivo passou a ser feito de aço inoxidável e, 15 anos mais tarde, os bráquetes passaram a ser colados diretamente nos dentes, dispensando extensões para fora da boca. Ainda em 1975, foi inventado o primeiro aparelho “invisível”, desenvolvido pelo dr. Craven Kurz, dentista norte-americano, para os artistas de Hollywood que precisavam de tratamento ortodôntico

 

 Fonte 1;Fonte 2

 

 

 

6 comentários

Comentar post