Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Antes de matar uma formiga.....

     Olá caros amigos ; Nos próximos dias irei eu, Maria Oliveira , assumir a navegação deste "navio” de palavras e conhecimento  e espero que a viagem continue a ser agradável e proveitosa; Vou tentar divulgar alguma coisa  "nova" ou quase ;  e hoje venho falar de….. formigas; 

   Estamos na Primavera !!!!! Finalmente; E junto com ela, vem as nossas preciosas formigas; Bem...  preferiria falar do canto dos pássaros, dos dias amenos, do sol, das flores, mas não; Vou falar de formigas; Porque temos muitas coisas a aprender com elas;

   Para começar, merecem desde logo o nosso respeito, pois já são  tão antigas quanto os dinossauros e se ainda sobrevivem nos dias de hoje, minha gente, bicho ruim não quebra;  E existem mais de 15.000 espécies de formigas e cerca de 10.000.000.000.000 de formigas vivas na Terra! Não sei quem fez esta contagem , pois, só lá na parede do meu jardim, devem ser mais ;    Ah!  As rainhas : God Save the queen; as rainhas têm como única função, procriar; e são as que vivem uma “eternidade”..  até 30 anos! Ok, a classe operária não tem essa sorte, elas podem viver de 1 a 3 anos. Pudera, depois de tanto trabalho; Nem um sindicato que as valha; Ah, Mundo ingrato!

     Mas importa mesmo saber é que elas são essenciais à boa saúde do nosso planeta (perfuram os solos, tornando os mais férteis e permeáveis, facilitando a germinação); e capazes de influenciar enormemente a vida dos ecossistemas . E a nossa….

      E pensando bem o que para elas é comportamento natural, para nós, é comportamento aprendido e aperfeiçoado; Porque razão é que nos achamos superiores a estas criaturas, certo?

       E o que podemos então aprender com estas criaturinhas, que formam a sociedade mais bem sucedida do mundo ?  Deixo-vos 10 lições que segundo William Douglas e Davi Lago, autores do livro “Formigas”, podemos e devíamos “enformigar “na nossa vida:

  1. Formigas não fogem do trabalho, são umas autênticas máquinas do trabalho; são exemplos poderosos de movimento, ação e empenho;
  2. Formigas trabalham com um propósito (trabalho envolve propósito; elas trabalham pela vida e acumulam recursos para o futuro)
  3. Formigas são organizadas (Todo o formigueiro existe e sobrevive graças a essa capacidade organizacional, que mete inveja a qualquer gestor de Recursos Humanos)
  4. Formigas têm iniciativa (cumprir as tarefas é parte natural da sua vida, mal nasçam)
  5. Formigas adquirem recursos (adquirem na natureza e administram-nos com inteligência)
  6. Formigas não desperdiçam nada (com um simples pedacinho minúsculo de comida, elas fazem um banquete)
  7. Formigas trabalham em equipa (isoladas, são frágeis e desprotegidas, mas é na unidade que encontram a sua força, elas não competem mas colaboram entre si)
  8. Formigas administram o tempo com inteligência (elas trabalham na hora certa e descansam no momento apropriado)
  9. Formigas concluem suas atividades em vez de adiá-las (são proactivas e não esperam o primeiro sinal de escassez, para cumprir suas tarefas, mesmo debaixo de chuva ou sol , nadinha de procrastinação)
  10. Formigas desfrutam do descanso e do resultados do seu trabalho (nos tempos frios, elas hibernam em camadas mais profundas do solo e amontoam -se em forma de bola, imóveis à espera de outra primavera)

Qual a lição final que realmente  deveríamos colher, conhecendo melhor estas criaturas   : é que podemos mesmo fazer a diferença neste mundo, nesta vida : basta nos realizar a nossa missão, o nosso trabalho, mesmo que nos sintamos uma formiguinha, ignorados, nesta imensidão que chamamos Universo;

E não te esqueças que o pássaro come a formiga mas quando este morre, é a formiga quem o come a ele; Por isso antes de matar uma formiga, pensa nisto tudo , assim dá lhe tempo para ela fugir...  ( quando me entram em casa, convido -as a sair, colocando açúcar do lado de fora, e colocando uma na direção dele  e tem resultado , )

E prontos, está a aula dada; Espero que tenham gostado e considerado um artigo interessante.... 

formigas 1.jpg

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.