Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

“Alimentação Inteligente - coma melhor, poupe mais” (um livro “inovador” e “prático”)

 É sabido que os hábitos alimentares da população portuguesa e o seu estilo de vida, em geral, são uma preocupação constante dos intervenientes na área da Saúde Pública. Com base nisso, a Direção Geral de Saúde (DGS) de Portugal associou-se ao Consórcio FOOD para promoção das regras da alimentação equilibrada e dos estilos de vida saudável. Entre outros objetivos, a ação daquele consórcio prende-se, também, com a “capacidade de influenciar positivamente a oferta alimentar nos restaurantes, bem como os estilos de vida e hábitos alimentares dos consumidores europeus”.

 Tendo por base esse objetivo o consórcio lançou em 2012 o livro: “Alimentação Inteligente coma melhor, poupe mais”, da autoria de Maria João Gregório (e outros). O livro, que se encontra disponível no site da DGS (http://www.dgs.pt/?cr=23954), é, segundo Nathalie Renaudin (coordenadora do Programa FOOD), “inovador” e “pretende ser prático” com “dicas para ajudar os consumidores a comer melhor e mais barato”.

 Efetivamente, tendo em atenção os problemas de saúde causados por uma alimentação desequilibrada (pouco saudável, diria), qualquer ensinamento adicional sobre a temática da alimentação é uma mais-valia que não deve ser descurada. Para além desses ensinamentos, o manual contém, também, uma série de dicas/conselhos práticos para ajudar: a planear as refeições; a comprar, confecionar e conservar os alimentos.

Para além do supra referido, o livro dá vários exemplos integrados naquilo a que os autores designaram de “cinco conceitos da alimentação saudável e económica”.

 Exemplo de dois dos “cinco conceitos da alimentação saudável e económica”: "um pequeno-almoço barato e bom" e  uma " alimentação económica e com qualidade na escola".

  

alimentos.png

Fonte: manual "Alimentação Inteligente - Coma melhor, poupe mais" (in http://www.dgs.pt/?cr=23954)

 

lanche.png

Fonte: manual "Alimentação Inteligente - Coma melhor, poupe mais" (in http://www.dgs.pt/?cr=23954)

 

 Estas são, apenas, duas das várias dicas (interessantes e úteis) que o livro nos fornece, capazes de contribuir para a alteração de comportamentos/atitudes relacionados com alimentação.

 Vale a pena ler, pois nunca é demais aprendermos (mais um pouco) sobre regras de alimentação.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.