Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

A minha estreia!

A convite da Magda cá estou eu a estrear-me neste belo blog. Depois de muito pensar, propus escrever sobre filmes e séries, numa perspetiva mais abrangente não comentando apenas sobre filme x ou serie y mas procurando saber um pouco mais sobre este mundo. Neste sentido, penso que tem lógica começar pelo início, ou seja, desbravar um pouco do que é isto da história do cinema!

Neste percurso espero poder contar com as vossas sugestões e questões que me farão mergulhar neste mundo e conhecê-lo um pouco mais!!!! Não farei posts muito longos... pois terão uma sequência lógica!!!

 

Em primeiro lugar, vou dividir o post da História do cinema em vários posts a explicar a evolução desta arte. Vá é um resumo mas com as coisas mais importantes a saber. 

 

As Origens!!!

Tudo começou em inícios do século XVIII através da noção de que o cérebro conseguir reter imagens obtidas pela retina por momentos mesmo após estes desaparecerem, conseguindo criar a ilusão do movimento entre imagens quando estas aparecem rapidamente. Assim, projeta-se o filme na velocidade certa (por norma 16 frames por segundo no cinema mudo e 24 no cinema com som).

Salienta-se que os primeiros objetos óticos desenvolvidos para criar o efeito do movimento foram o "Phenakistoscope" (1832) e o "Zoetrope" (1834).

Phenakistoscope

phenakistoscope_hand-carry.jpg

 Zoetrope

Zoetrope9.jpg

 

Um dia, no ano de 1839 Louis-Jacques-Mandé Daguerre (pintor francês), desenvolveu o processo fotográfico positivo denominado daquerreotipia e em simultânio, William Henry Fox Talbot (cientista inglês) provou que era possível impressões sem limite a partir dos negativos....!

A evolução da fotografia tem assim um papel fundamental no aparecimento do cinema...Muito se poderia dizer sobre a sua história mas vou dar um salto para o ano de 1887 onde o fotógrafo americano britânico Eadweard Muybridge captou a forma como um cavalo desceu a pista e a sequência de imagens num disco rotativo, projetada numa tela através de uma lanterna mágica produziu a sensação de movimento!

 

Falar de cinema obriga a fazer referência a Thomas Edison e aos irmãos Lumiére. Edison inventou o fonógrafo que acompanhava as imagens transmitidas.

Os irmãos Lumiere inventaram o cinematógrafo, aparelho que se dividia em três: filmar, revelar e projetar.

No ano de 1895 o seu pai organizou uma exibição pública no fim do ano, paga, no Grand Café de Paris, tendo sido um sucesso! Estamos a assistir à primeira sessão paga da história do cinema!!!! Embora não tenha sido patenteada!

No meio da história toda, Edison teve um maior peso devido à versão americana da história... no entanto ele aproveitou pequenos vídeos realizados e exibiu-os em pequenas salas...

Diz-se que o primeiro filme do cinema amador foi apresentado pelos irmãos Lumiére e denominava-se "Sortie de L'usine Lumière à Lyon" (Empregados deixando a fábrica Lumière), seguido da comédia "The Sprinkler Sprinkled". Seis meses mais tarde, Edison projetou o seu primeiro filme denominado de "Vitascope".

 

Fonógrafo

fonografo.jpg

 

Por hoje é tudo.... para a semana há mais! Espero que esteja a ir ao encontro do que esperavam encontrar nesta secção! Sugestões aceitam-se!

 

P.S. Não pus as fontes pois procurei em vários sítios da net!