Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

A jeito de ponto de situação (e umas dicas sobre detergentes e acessórios de limpeza)

Hoje vou desafiá-lo a dar uma volta pela sua casa, com calma - e não se preocupe que eu estou aqui, pense em mim como um grilo-consciência (como o do Pinóquio)...

 

Passe divisão a divisão, e repare nas coisas que podiam não estar lá; no que daria um ar mais arrumado, mais clean à divisão (calma que não vou dizer para pôr nada no lixo!). Se quiser, porque poderá dar jeito, faça-se acompanhar por um bloco e lápis, e vá fazendo anotações: verá que vão ser úteis. Além disso, veja as coisas que nunca ou raramente usa - eletrodomésticos, por exemplo... - e o espaço que ocupam. 

 

anotar-protocolo_1000_600_80_int_s_c1.jpg

 

 

Faça tudo isto sem qualquer tipo de julgamento. Estão lá, é um facto. O importante é ter consciência disso - e de cada uma.

 

A seguir sente-se confortavelmente, e pegue no caderno. 

(e este é o momento de fazer um chá)

E então analise: como seria a sua vida sem os objetos que viu e terá anotado? Alguns farão, de facto diferença: o sofá sem almofadas não seria tão confortável, muito provavelmente! No entanto, as seis molduras sobre a consola talvez estejam a mais, e possa diminuir o número. E se for possível colocar na parede as que decidir manter (se as seis o fazem feliz, mantenha-as!), é um ponto extra: a superfície horizontal ficará mais livre, e a limpeza será muito mais fácil!

 

Acabe com o ruído visual. Tudo o que lhe prendeu o olhar e o fez pensar duas vezes, considere a opção de o tirar do local onde está e guardá-lo longe da vista (ou, em última instância... já sabe...)

 

E deixem-me abordar aqueles clichés - porque não deve haver casa onde este não estejam presentes: comecemos pelos pequenos eletrodomésticos... a maquina de fazer pão, quando foi a última vez que a usou? E o espiralizador? A máquina de fazer sopa, o abre-latas+afiador, a batedeira elétrica, a varinha mágica, o robot de cozinha... vocês preencham com os restantes, risquem o que não interessa do que escrevi - mas fiquem com a ideia geral: quais usa e quais não usa? Se não usa, DÊ! 

 

Nota: eu acho que uma batedeira elétrica, mesmo que seja usada apenas uma vez por ano, é de manter. E tenho um espiralizador elétrico na caixa há seis meses que não tenciono deitar fora porque vou usá-lo este verão... agora se entrar no Outono sem o ter usado, dou-o. Ou vendo-o, que ainda estará na garantia...

 

Muito importante é cada coisa ter um lugar!

 

 

Produtos de limpeza

 

fabricacao-produtos-limpeza-cursos-cpt3.jpg

 

Outro problema: os produtos de limpeza. Será mesmo preciso um para os vidros, outro para a bancada, mais um para o inox, outro para a vitrocerâmica, um para os azulejos, outro para os ladrilhos, outro ainda para as loiças da casa de banho,um desinfetante para o sanitário, e produtos diferentes uns para a cozinha e outros para a casa de banho? Toalhinhas anti estáticas para o pó nas superfícies horizontais, espanador para as verticais e os quadros, mais os candeeiros, mopa seca para tirar o pó do chão de madeira/flutuante, mopa húmida para dar um jeitinho no chão da cozinha ou casa de banho, mais a esfregona o balde (com pedal, pois claro!) e a vassoura mais a pá? Não esquecer o(s) aspiradores... cá em casa há quatro: o mini aspirador, o vertical, o ciclónico e o que aspira-e-purifica-o-ar, me custou uma pipa de massa há um ror de anos e é enorme e tãããão feio... ah e ainda há o do carro, para ligar ao isqueiro, que não saiu da caixa. 

 

A minha seleção de produtos de limpeza (e passo a publicidade): para loiças de casa de banho portas de armários (que não de madeira) em toda a casa: Cif creme. E aqui não uso sucedâneos, tem mesmo de ser Cif. Para a bancada, a mesa da cozinha, e a vitrocerâmica uso um vaporizador lava tudo anti bacteriano, que também pode ser usado na casa de banho, na bancada do lavatório, por exemplo (embora eu prefira o Cif creme). Para os inox da cozinha uso o liquido de lavar a louça e enxaguo bem. Azulejos: água com o mesmo detergente que usam para os ladrilhos e um paninho de micro fibra. Vidros e espelhos pedem um produto especifico, tal como o soalho de madeira/flutuante.

Ora, até agora:

  • Cif creme;
  • lava tudo anti bacteriano (nada de detol que é muito forte);
  • detergente para pavimentos duros;
  • limpa vidros;
  • detergente para chão de madeira; 
  • liquido lava loiça;

E falta um produto que, apesar de tóxico, é incontornável:

  • lixívia (uso em gel).

Mesmo que só seja usada ocasionalmente, é obrigatório ter uma embalagem em casa (uso para os sanitários, e é em gel por isso mesmo).

Sete embalagens, portanto!

 

Para o pó uso paninhos da swiffer (ai, a pegada ecológica!) e espanador da mesma marca. A isto juntam-se os paninhos de micro fibra, que são reutilizáveis (são vendidos em packs de cinco ou seis no hipermercado, e também são indicados para o carro por isso às vezes estão nessa secção). 

 

atencao-confira-5-produtos-de-limpeza-que-podem-fa

 

Tenha UM aspirador, por favor! Eu vou ficar com o ciclónico sem saco e vou ponderar o mini aspirador, os outros vou despachá-los.

 

E as incontornáveis vassoura, pá, balde e esfregona.

 

- aqui vale investir numa boa vassoura, daquelas com uma barra de esponja de um dos lados, para apanhar pó fininho (a minha é vileda e já a tenho à imenso tempo), e o balde com pedal faz realmente diferença (tenho da mesma marca), embora tenham quase sido preciso aulas para usar aquilo como deve ser - dadas pelo meu marido que tem mais jeito para estas novidades que eu...), e para o chão de madeira/flutuante, é mesmo importante a esfregona estar quase seca quando lhe toca...

 

Só para terminar este post, e em jeito de conclusão:

 

  • Invista em coisas que, para além do serviço bem feito, durem mais tempo. Por isso a minha vassoura, balde e esfregona foram um pouco mais caros (mas se tivesse ido aos mais económicos já teria repetido a compra, e estes ainda estão para durar...)

 

  • Use o mesmo produto de limpeza para mais finalidades de que as indicadas na embalagem: seja criativo, e não se esqueça que há indicações que são puro marketing. Mas com bom senso! Produtos abrasivos (caso do Cif creme) devem ser usados com segurança, não invente com esses!

 

E agora veja o espaço que ganhou no armário dos produtos de limpeza ;) Palmadinha nas costas!

 

P.S: Teria imensa coisa para dizer sobre estes assuntos, mas amanhã é o último dia em que este tema será abordado - segunda feira, o Aprender uma coisa nova por dia estará a cargo de uma colega que falará de um tema diferente. Vou tentar fazer um post abrangente estilo 101, dicas práticas para maximizar o efeito visual ou como limpar a casa em três tempos... ainda não sei. Deixem ideias até amanhã de manhã. Digam-me o que gostavam mesmo de ver abordado!

 

Obrigada a todos!

 

2 comentários

Comentar post