Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

A Doença da Chapada

Fiquei a conhecer há pouco tempo esta doença, esquisita, e não muito rara. 

Vulgarmente chamada de Doença da Chapada, é conhecida também como a 5ª Doença ou de Eritema Infecioso.

chapada.jpg

 

Esta doença é causada pelo parvovirus na variante B19 que é o único que afeta os seres humanos, sendo mais notório nas crianças com mais de 5 anos. Causa o eritema infeccioso, também conhecido por 5ª doença (as outras 4 são: sarampo, varicela, roséola e robéola).

É devido ao seu sintoma mais evidente, bochechas muito vermelhas, que o seu nome passou a ser conhecido por Doença da Chapada. Essas manchas alastram-se depois para o resto do corpo.

Transmite-se através das vias respiratórias, pela respiração, tosse, secreções ou espirros. Tem um período de incubação de 4 a 10 dias e depois de aparecerem as erupções (manchas) a criança deixa de ser contagiosa. 

Nos primeiros dias da doença, as crianças sentem-se doentes e podem apresentar dores de cabeça, dores de garganta ou uma febre baixa. Depois aparece então o exantema, inicialmente nas bochechas, que se tornam muito vermelhas, como se a criança tivesse levado umas bofetadas. Em seguida surgem manchas arredondadas e rosadas que se espalham por todo o corpo. Aqui, as crianças já estão bem dispostas e as manchas desaparecem em sete dias, sem deixar qualquer marca. As manchas podem voltar a aparecer quando aumenta a temperatura do corpo.

Não existe nenhum tratamento específico para esta doença. Se for necessário apenas tomar um antipirético para fazer baixar a temperatura, se existir.

 

 

FONTE

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.