Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

3 Curiosidades sobre a Laranja e os seus benefícios

 

Redondinha, doce ou amarga, de cor-de-laranja, a laranja é um fruto normalmente apreciado quer em sumo, quer em gomos, quer no acompanhamento de pratos salgados, como os assados. É conhecida por ser rica em vitamina C e fibra e por isso tantas vezes é usada para proteção contra gripes e constipações e como reforço das defesas antes da mudança para o tempo frio, e até mesmo usada por quem sofre de obstipação.

 

Duas laranjas médias por dia, são suficientes para que o nosso organismo obtenha a vitamina C que necessita, no entanto, para aproveitarmos devidamente as propriedades deste fruto há alguns cuidados que devemos de ter para que seja nossa amiga e não nossa inimiga:

 

 

A vitamina C da laranja é extremamente volátil.

Assim que começamos a descascar a laranja, a vitamina C começa a desaparecer, e ao fim de 30 minutos, mais de 75% da vitamina C já não está presente, e ao fim de 1 horas já não há vitamina C para contar a história. Por isso devemos comer este fruto descascado na hora, e como tal evitar usá-la em saladas de fruta e afins, pois ao fim de algum tempo estamos apenas a comer açúcar.

 

 

Devemos evitar fazer sumo de laranja.

A fibra da laranja está na parte esbranquiçada, ao fazermos sumo esta parte não é incluída. Se atentarmos nesta questão e ainda acrescentarmos o facto de ser necessário duas ou três laranjas para um copo de sumo, percebemos que um copo de sumo de laranja tem mais açúcar do que benefícios. Tendo por base este ponto e o primeiro, alerto que se beberem um sumo de laranja fora de casa que se certifiquem que é feito na hora.

 

 

É ótima para quem tem problemas digestivos.

São inúmeros os benefícios da laranja, hoje destaco o auxílio digestivo, que devido à fibra que possui, reduz a absorção da gordura dos alimentos pelo organismo, e por isso é bastante aconselhada a quem está de dieta, apesar de que em excesso pode prejudicar o fígado devido à sua acidez.

 

 

Em suma:

Agora já sabem, comam laranjas, mas comam como elas merecem ser comidas: frescas, acabadas de descascar e em gomos. Comam a laranja com a parte branca, evitem os sumos e se cometeram um excesso e se sentem enfartados, uma laranja pode ajudar.

8 comentários

Comentar post