Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Tirar os sapatos à porta de casa faz bem à saúde

7a308acd7ae211e4e8f0183dea498cfa.jpg

 

Tirar os sapatos à porta de casa é um hábito que não nos assiste a nós povos ocidentais mas, é uma prática muito comum na China e no Japão. Já nos deparámos com esta imagem nos filmes e nos desenhos animados que vão passando pelas nossas televisões.
 
Os povos orientais fazem-no não só por uma questão de higiene mas também porque consideram que deixando o calçado fora de casa as más energias que transportamos da rua ficam aí mesmo, à porta.
 
Muitos de nós ganhámos o hábito de entrar em casa e descalçar os sapatos deixando-os debaixo da cama ou na casa de banho e, essa prática é a mais acertada. Isto porque o chão da rua está infestado de milhares de bactérias com as quais as nossas solas entram em contacto, bactérias essas que nós transportamos e que levamos para casa. Ao entrar em casa e andar com o calçado da rua estamos literalmente a minar o chão da nossa casa.
 
Uma das bactérias mais comuns transportadas nas solas dos sapatos é a Escherichia Coli que pode causar diarreia, infeção urinária, doença respiratória e até pneumonia.
 
Ficam aqui algumas dicas para minimizar os riscos:
 
1 – Lavar as solas dos sapatos regularmente com água e sabão.
 
2 – Criar um “cantinho” específico da casa (preferencialmente na entrada) onde ficam arrumados todos os pares de sapatos.
 
3 – Ter sempre pares de chinelos extra para quando os amigos mais chegados vão lá a casa.
 
Com estas três medidas minimiza-se em 85% a sujidade trazida da rua, bactérias e outras coisas que contaminam não só o chão mas também o ar.
 

 

 

 

7 comentários

Comentar post