Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Sexta-feira 13

sexta13.gifFeliz sexta-feira 13 para todos! Esta é a primeira das três que vamos ter em 2015. Uma em Fevereiro, outra em Março e outra em Novembro. 

 

A sexta-feira é considerado um dia de azar ( Não entendo é porquê!!), principalmente para os Cristãos, um vez que Jesus morreu numa sexta-feira. E daí vem, que sexta-feira é dia de azar, infortúnio. E o número 13, considerado por muitos um número de azar, má sorte, uma vez que é um número irregular, sinal de infortúnio. 

Ou seja, se juntarmos a sexta-feira com o dia 13, tem-se por tradição o dia com mais azar de todos os dias.

 

Contudo, o número 13 aparece ligado a mais situações. Há quem não queira sentar à mesa 13 pessoas, porque convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça e tráz má sorte. E por coincidência os serviços de mesa são constituídos, regra geral, por doze peças. (A minha querida avó é uma das pessoas que separa as mesas caso estejam 13 pessoas sentadas para almolçar ou jantar).

 

Em Portugal há quem festeje este dia, como o caso de Montalegre, onde há uma grande festa, onde não faltam as bruxas, os bruxos, feiticeiros, teatro e a queimada. Em Vinhais reúnem-se à volta de uma grande fogueira e fazem um banquete com produtos locais. Há também Cavalinhos, Braga, Loulé ou Porto, onde também é comum haverem eventos a comemorar este dia ou estes dias!

 

E se há quem gosta muito de sexta-feira 13, ou do número 13, há também quem tenha um medo irracional e incomum com o número. Chama-se triscaidecafobia a quem tem medo deste número e frigatriscaidecafobia/parascavedecatriafobia para quem tem medo especificamente da sexta feira 13.

 

Seja qual for o vosso caso, desejo-vos uma óptima sexta-feira 13, muahahahahah!

 

 Texto escrito com informações retiradas da Wikipédia

 

E como é sempre bom aprender mais a Flor de Sal, deixou num comentário informação que eu achei muito interessante para acrescentar:

Já agora, sabes qual é o fundamento da superstição das 13 pessoas à mesa?
É que na última ceia estavam 13 pessoas à mesa e 1 traiu Jesus. Simbolicamente, os cristãos associam 13 pessoas à mesa à traição e não ao azar. :)

 

Fica também o comentário da anacb:

E a propósito, para os italianos o número do azar é o 17, não o 13. É que em numeração romana 17 escreve-se XVII, um anagrama de VIXI que em latim significa "vivi" (ou seja, já não estou vivo...).

15 comentários

Comentar post