Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Segurança: senhas e passwords

Já ouviram muitas histórias sobre roubos de fotografias, roubo de dinheiro da conta bancária ou sobre alguém que lhe apagaram emails. 

Por mais que existam por aí tutoriais sobre como ter passwords seguras com 256 letras, números, caracteres especiais e trocas. Já se imaginam com uma password super segura como aspegic33463495827135casca0rolo-discor439100. Correcto? 

Tentem lá decorar aquela password e voltar a introduzir a mesma em qualquer sítio... não conseguem. E qual é a solução que muita gente usa é guardar as passwords no próprio browser ou usando uma aplicação externa que guarda as passwords para os sites que usam. Já fizeram isto né? Tudo pela vossa segurança online. 

E se vos disser que aquelas passwords gigantescas são muito mais simples de roubar do que uma password como 25122000. Estão a dizer que é mentira correcto? Pois não é. 

É que para vos descobrirem aquela password de 8 números, precisam de vos infectar o computador e obterem a password quando vocês a escrevem. (Até há 4-5 anos atrás era possível de experimentar uma quantidade louca de senhas para acertar, agora já não é assim.) Para obterem aquela password gigantesca e super segura... basta recolherem um ficheiro de texto que o vosso computador/telemóvel/tablet tem gravado onde estão os sites com o vosso username e a password. Algo que pode ser feito através de uma mensagem numa rede social ou por um mail com uma foto. Nada mais simples que copiar a password e usá-la. 

E quando escolherem uma password (agora é moda usarem como pass os números de telemóvel ou datas de nascimento de alguém próximo) lembrem-se que basta juntar mais 1 coisita que vos lembre o que estão a fazer. Se usa o vosso número de telemóvel para aceder ao mail, porque não começar por aí? m999999999 ou e999999999 ou uma variação que se lembrem. Quem souber o vosso número pode tentar... falta-lhe qualquer coisa mais. O mesmo se passa com nomes. Nome do filho como senha de acesso ao banco... com 1000 fotos do filho nas redes sociais e a usar o nome dele. Porque não juntar 2 peças que vocês tem de saber? Carlos2900

Nome e código postal. Muito simples de decorar e lembrar, muito mais complicado para pessoas que estão noutros lados. 

Não se ponham a inventar passwords que tem de guardar nalgum lado para as usar...

E o mais importante: se andarem a tirar fotos com pouca (ou nenhuma) roupa, mesmo que seja para vocês verem no vosso telemóvel, não usem serviços na cloud. Guardem-nas num cartão de memória extra ou numa pen drive. Tal como faziam os vossos pais/avós com as fotos que revelavam em casa e acabavam metidas dentro de um livro que ninguém lia. 

2 comentários

Comentar post