Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Respiração 4-7-8

(foto tirada de http://www.drweil.com/)

 

Ansiedade, stress, dores de cabeça, insónias, ataques de pânico… levante a mão quem nunca foi atingido, mesmo que ocasionalmente, por algum destes flagelos tão comuns nas sociedades ocidentais modernas. Por razões de ordem vária, andamos demasiado tensos a maior parte do tempo, e por vezes a tensão acumulada é tão grande que não conseguimos relaxar nem nas nossas horas livres – e com frequência nem nos apercebemos do mal que nos aflige; apenas sabemos que não nos sentimos bem.

Embora a maioria de nós desconheça a dimensão total da sua importância, a respiração é um dos factores que mais pode contribuir para o nosso bem-estar. Existe uma relação estreita entre a respiração e as nossas emoções. Quando estamos ansiosos tendemos a respirar mais rápida e superficialmente, e por vezes até retemos a respiração durante mais tempo do que o necessário, o que origina uma deficiente oxigenação do sangue, com todas as consequências adversas que daí derivam.

O Dr. Andrew Weil é um médico americano defensor da medicina integradora, ou seja, uma combinação das medicinas convencional e alternativas, e preconiza uma abordagem holística das questões ligadas à saúde. Inspirado nas técnicas de meditação orientais, o Dr. Weil tem vindo a divulgar um método de respiração que afirma ser adequado para combater os estados de ansiedade e até mesmo a insónia: a respiração 4-7-8 (ou respiração relaxante).

É um exercício respiratório simples, constituído por quatro passos, que pode ser realizado em qualquer lugar e posição. No entanto, na fase de aprendizagem o Dr. Weil aconselha estar sentado com as costas direitas. Para maximizar o efeito, durante todo o exercício a ponta da língua deverá estar colocada naquela parte saliente do céu-da-boca que está precisamente atrás dos incisivos superiores.

  • Expire completamente através da boca, emitindo um som suave.
  • Feche a boca e inspire calmamente pelo nariz, contando mentalmente até quatro.
  • Sustenha a respiração enquanto conta mentalmente até sete.
  • Expire completamente através da boca, emitindo um som suave e contando mentalmente até oito.

Este é um ciclo completo. Volte a inspirar e repita o ciclo por três vezes, num total de quatro respirações.

Nesta técnica, a expiração demora o dobro do tempo da inspiração. A proporção 4:7:8 é o mais importante para obter bons resultados. Caso seja difícil suster a respiração durante tanto tempo, podemos acelerar o exercício, contando mais rapidamente, desde que esta proporção seja mantida durante as três fases. Com a prática o exercício tornar-se á mais fácil.

Este exercício acalma de forma natural o sistema nervoso e o Dr. Weil sugere que seja executado pelo menos duas vezes por dia. Durante o primeiro mês, não deverão ser feitos mais do que quatro ciclos de respiração de cada vez. Mais tarde poderão ser aumentados até oito ciclos, caso se deseje.

É possível que inicialmente se sinta uma ligeira sensação de tontura quando se respira desta forma, mas isso passa rapidamente.

No seu website, o Dr. Weil mostra em vídeo como realizar este exercício. Pode vê-lo aqui.

Já experimentei esta técnica, e posso assegurar que resulta mesmo. É uma boa opção quando nos irritamos por qualquer motivo, quando há dificuldade em adormecer ou quando a ansiedade se instala. Fazendo dela um hábito, poderá mesmo ser uma alternativa ao uso recorrente de calmantes, soporíferos e outros quejandos. A bem da nossa saúde.

 

13 comentários

Comentar post

Pág. 1/2