Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Reação Vagal

Desmaio, sincope ou reacção vagal termina tudo no chão!

 

Vou só focar-me na reacção vagal que não é mais que um desacelerar do coração, uma quebra da tensão arterial ou diminuição temporária de sangue e oxigénio no cérebro, provocado por uma anormal estimulação do nervo vago.

 

Este tipo de desmaio é mais frequente em pessoas jovens e sem doenças, e normalmente ocorre após sintomas de suores, frios palidez e visão escurecida.

 

images.jpg

Esta reacção pode ser provocada por dor intensa, calor forte, ficar muito tempo em pé, por medo ou estados de ansiedade. É uma causa de desmaio quando fazemos um ferimento em zonas sensíveis, quando se tem pavor a agulhas e é preciso tirar sangue, em cirurgiões ou guardas que ficam muito tempo de pé sem movimento (como aconteceu nas comemorações do 10 de Junho de 2014, ao presidente Cavaco Silva)

 

Há situações em que um estimulo vagal não é suficiente para o desmaio provocando apenas mal estar, tonturas, enjoos e vómitos, que estando sentado ou deitado alguns minutos restabelece.

 

Apenas como curiosidade, a estimulação do nervo vago pode ser feita de forma propositada para fins terapêuticos, a massagem vigorosa do seio carotídeo com os dedos  é chamada de manobra vagal. Algumas arritmias com frequências cardíacas elevadas podem ser controladas apenas com estímulo repetido no seio carotídeo, através de intensa massagem na região lateral do pescoço.