Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Qual o melhor antivírus?

Muitos me perguntam qual o melhor antivírus a ser instalado no computador. Então, hoje vou abordar este tema aqui no blog.

Existe um antivírus melhor do que o outro? Não sou dessa opinião.

 

Existem imensos antivírus no mercado, nem eu os conheço a todos! Escolher o melhor não é sinónimo de escolher bem. Por vezes procuramos tanto a perfeição que depois sai tudo ao contrário.

Certamente que se perguntassem a várias pessoas entendidas no assunto, todas elas irão responder que aquele é melhor por isto, o outro é melhor por aquilo... Enfim! Não conseguiriam chegar a conclusão alguma. Todos nós temos opiniões diferentes.

 

Escolher um antivírus depende muito, também, da utilização que damos ao nosso pc.

 

Um antivírus serve para proteger o nosso computador de possíveis vírus que se instalam no mesmo sem que demos por isso, afetando todo o sistema e danificando o computador de forma a serem mesmo sujeitos a uma intervenção técnica.

Mas atenção: o antivírus não faz milagres. Devemos ter sempre cuidado ao instalar novos programas no computador (ler sempre muito bem todas as letrinhas e nada de fazer sempre o tal "aceitar tudo") tal como ao visitar sites que não conhecemos e que à partida poderão ter conteúdos maliciosos (aquelas janelas de publicidade irritante que nos aparecem, por exemplo).

 

Na minha opinião (a negrito, que é para realçar a ideia de que todos temos opiniões diferentes), todos os utilizadores que têm o sistema operativo Windows 8, 8.1 ou o windows 10, não necessitam instalar nenhum outro antivírus.

E porquê, perguntam-me vocês? Porque esses sistemas operativos que referi já trazem um antivírus incluído no pacote de instalação. Chama-se Windows Defender. Se nunca reparou nele, vá ao botão de pesquisa e escreva esse nome, ele logo aparecerá. É só atualizar e já está. Nada mais simples.

 

O Windows Defender é um antivírus igual a todos os outros. Fácil utilização, muito confiável e bastante prático. Tenho-o no meu pc há 3 anos e nunca tive qualquer tipo de problema, e eu uso e abuso da internet! Isso já diz muito sobre ele, na minha opinião.

 

Para aqueles que não têm o sistema operativo que referi em cima, então sugiro a instalação do AVG.

O AVG é um antivírus bastante completo e nada pesado para o pc. Tem uma funcionalidade que eu, pessoalmente, gosto muito. Assinala todos os sites que são confiáveis e os que não o são, a verde e a vermelho, respectivamente.

 

Caso tenha outro antivírus e se sente protegido(a) com ele, então continue a utiliza-lo. Como disse, não sou da opinião que exista um antivírus melhor do que o outro. Um antivírus é isso mesmo, um antivírus!

Quando vai ao supermercado não encontra o mesmo produto, de outra marca, mais barato e com o mesmo sabor?

 

PERGUNTAS FREQUENTES:

 

Ao ter um antivírus instalado no meu pc, posso navegar na internet e fazer a instalação de programas despreocupadamente?

Não. Mesmo com o antivírus é preciso sempre muito cuidado com a utilização que damos ao nosso pc. Nada nem ninguém é perfeito, e os antivírus também não o são. Tem que haver sempre um meio termo.

 

É preciso atualizar sempre o antivírus?

Sim, sempre. O mundo da informática é muito vasto, e os seus utilizadores, bons ou maus, são cada vez mais. Todos os dias existem novos vírus, novos hackers, e se o seu antivírus não os reconhecer, eles entram facilmente no seu pc. É essencial ter sempre o antivírus atualizado. Ele atualiza sozinho e tudo, desde que esteja programado para isso com o devido agendamento.

 

Posso ter mais que um antivírus instalado no meu pc?

Não, nunca! Um antivírus por cada computador é suficiente! Ao ter instalado dois ou mais antivírus no pc, não vai duplicar a sua proteção, pelo contrário! Corre o risco de eles não serem compatíveis e fica completamente desprotegido. Ou melhor, até pode mesmo danificar algo no seu pc. Falo por experiência própria.

É como tudo na vida, quando trabalhamos com alguém que não é compatível connosco, a "coisa" não corre nada bem.

 

Já sabem que qualer dúvida é só colocar nos comentários que logo respondo. Ou então poderão contactar-me pelo mail: srsolitario86@gmail.com.

Cumprimentos do Sr. Solitário.

2 comentários

Comentar post