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Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Preferem a banana verde ou banana madura?

Quando vou comprar Bananas normalmente opto por aquelas que se encontram no meio-termo, nem muito maduras nem muito verdes. No entanto, em casa dos meus sogros só gostam delas verdes e em casa da minha mãe só gostam delas maduras.

E vocês, como as preferem?

Banana.jpg

 (imagem retirada da net)

A Banana é a fruta mais consumida no mundo. É doce, macia e fornece energia instantânea. Por prevenir as cãibras e as dores musculares, recebe o status de "alimento dos atletas".

É rica em carbohidratos, o que a torna uma das melhores fontes de energia para o corpo. Tem um baixo teor de gorduras e alto teor de fibras o que ajuda na absorção dos açúcares presentes. Erradamente, muitas pessoas deixaram de consumir esta fruta acreditando que engorda, porém já foi demonstrado que o seu consumo regular e diária auxilia no combate ao excesso de peso. Além disto, a banana dá-nos a sensação de estômago saciado e estimula a eliminação de líquidos retidos no organismo por ser rica em potássio. 100 gr deste fruto tem aproximadamente 90 calorias.

 

Benefícios da Banana:

 

- Reduz a tensão arterial;

 - auxilia a perda de peso;

- auxilia a digestão;

 - fortalece ossos;

- protege a retina dos olhos;

- reduz o stress e a depressão;

 - impede a anemia;

- combate as náuseas;

- são afrodisíacas;

- regula o intestino em casos de diarreia;

- diminui o apetite;

- diminui as cãibras musculares;

- diminui as cólicas menstruais;

 - alivia os sintomas da ressaca;

- alivia a azia.

 

 

Então e qual será a forma mais adequada de comê-la, verde ou madura?

A resposta é comer de acordo com as suas necessidades, ou seja:


 Banana verde

- Ajuda a regular o intestino, aliviando a prisão de ventre quando se come crua ou combatendo a diarreia quando é cozida;

- Combate os diabetes, pois o amido resistente e as fibras presentes na fruta enquanto verde evitam que os níveis de açúcar subam demasiado no sangue;

- Ajuda a baixar o colesterol,pois ajuda a eliminar as gorduras;

- Combate as doenças cardiovasculares, uma vez que melhora a circulação sanguínea;

- Emagrece, pois as fibras da banana verde ajudam a diminuir o apetite facilitando assim a perda de peso.

 

Banana madura

 - Mais doce, pois o amido transforma-se em sacarose, glicose e frutose e por isso é mais fácil de digerir que a verde. Porém, a versão madura perde algumas vitaminas e minerais no processo de amadurecimento;

- Ao amadurecer, a banana produz antioxidantes protegendo assim as nossas células;

- Tem propriedades anticancerígenas quando está bastante madura e com manchas pretas, pois produz uma substância que combate as células malignas;

- Fortalece o sistema imunológico 8 vezes mais que as bananas verdes;

-  O ferro ajuda a repor os glóbulos vermelhos do sangue, evitando a anemia.

 

 

Vai uma banana?

 

 

 

 

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