Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Pôr-do-sol - magia e "mistério"

Quem nunca se deslumbrou com um pôr-do-sol magnífico, num fim de tarde, no campo ou na praia?

Também designado “ocaso” ou “ocidente”, por alusão ao ponto cardeal oeste - “lado" onde o sol se põe - o pôr-do-sol, ou “momento do dia em que o sol desaparece no horizonte”, é um fenómeno natural “romântico e inspirador”. Talvez o fenómeno natural mais fotografado em todo o mundo.

Depois do sol desaparecer no horizonte, a sua luz permanece (ainda) visível durante algum tempo - período de luminosidade decrescente, designado de “crepúsculo vespertino[1]”.´

Diz-se que “o sol nasce quando ele surge no horizonte pela manhã”; diz-se que “o sol se põe quando ele desaparece no horizonte à tarde”. Os termos “nascer” e “pôr-do-sol” têm a sua origem na crença (antiga) de que todos os dias nascia um novo sol.

Contrariamente ao que julgamos: o sol não nasce no ponto cardeal este; nasce do lado leste onde nos encontramos, assim como não se põe no ponto cardeal oeste, mas sim do lado oeste de onde nos encontramos; cada dia do ano o sol nasce e põe-se num local diferente.

O ocaso acontece pelo movimento de rotação que realiza o nosso planeta. Este deslocamento faz com que o Sol fique debaixo do horizonte e que deixemos de o ver. O ocaso, por conseguinte, representa o final do dia e o começo da noite: a luz solar já não ilumina o território em questão.

 

269.JPG

272.JPG

274.JPG

279.JPG

283.JPG

285.JPG

Nota: todas as imagens deste post são da minha autoria.

 

Leia mais em:

Conceito de ocaso - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/ocaso#ixzz3gdSLMBQW

http://www.sunrise-and-sunset.com/pt/sun/portugal

 

Sítios consultados:

http://www.priberam.pt/dlpo/p%C3%B4r-do-sol

http://www.significados.com.br/crepusculo/

http://conceito.de/ocaso

http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1a.html

 

 

[1] O contrário – crepúsculo matutino – refere-se à luminosidade crescente, de iluminação das camadas superiores da atmosfera, quando o sol, embora escondido, já está próximo do horizonte; acontece com os primeiros raios de sol.

 

 

2 comentários

Comentar post