Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

orgasmo cerebral? o que é isso? mais uma badalhoquice?

desde sempre que vários estímulos me fizeram sentir numa espécie de alheamento, com um formigueiro na nuca, uma sensação de bem-estar súbita, um relaxamento total numa espécie de transe. normalmente era provocado pelas coisas mais simples e díspares: alguém a falar comigo de forma muito suave, uma voz calmante a modelar bem as palavras, o lavar e tocar do meu cabelo em cabeleireiros, a maquilhagem profissional em dias festivos.

anos mais tarde descobri que essa sensação provocada por esses estímulos tem um nome: asmr (Autonomous sensory meridian response) e que muita gente apelida de orgasmo cerebral. posso garantir que, em épocas de grande ansiedade na minha vida, nas noites em que o sono não vinha e eu ficava horas às voltas pensando na porcaria que me esperava no dia a seguir, a barriga a contrair-se em cólicas de nervos, acabando por ter de recorrer aos químicos para dormir, o asmr ajudou imenso, levando a que adormecesse várias noites sem recorrer à medicação.

como o mundo do youtube é essa coisa fabulosa (um verdadeiro mundo, aliás) começaram a surgir imensos vídeos, feito por amadores, que visam exactamente isso: criar diversos sons, gestos, sussurros e até mesmo cenários que te levam a relaxar imaginando estar a cortar o cabelo, por exemplo, a fazer uma lavagem aos ouvidos ou a receber uma massagem. 

o que leva cada um a sentir o tal "orgasmo cerebral" é muito distinto e pode assentar em várias coisas, nomeadamente:

  • vozes suaves e calmantes;
  • sussurros próximos a um microfone ou aos ouvidos;
  • tons de voz equilibrados, controlados;
  • sotaques estrangeiros no seu idioma nativo;
  • ruídos feitos com a boca, como estalar os lábios;
  • atenção pessoal exclusiva, como receber cortes de cabelo, maquilhagem ou exames médicos;
  • ver a realização de trabalhos manuais feitos com precisão;
  • sons de batidas leves e repetitivas em materiais diversos;
  • ruídos suaves de materiais raspando ou cliques sucessivos;
  • manuseio cuidadoso de objectos preciosos;
  • “barulhos brancos”, como zumbidos baixos ou som de chuva.

alguns vídeos que circulam aí, gratuitamente, pelo youtube são de extrema qualidade, com óptimos cenários, qualidade de imagem e som. como só consigo sentir o efeito na minha língua nativa não vos vou recomendar vídeos muito conhecidos (há canais com milhões de subscritores) mas antes alguns brasileiros.

ah, só para avisar que nem toda a gente consegue sentir o efeito. mas também, antes de experimentar uns quantos, não se sabe.

 

vamos lá?

este é um dos meus preferidos porque o som é bastante bom (há vídeos com péssimos microfones, com um ruído de fundo horrível) e eu prefiro uma voz calmante ao invés dos sussurros.

 

esta também tem boa qualidade.

 

assim como este.

 

seja como for há centenas de vídeos diferentes, com os estímulos acima mencionados. logo à noite experimentem: basta colocar no youtube "asmr" e ouvir.

vão ver que realmente vale a pena.

3 comentários

Comentar post