Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Óculos

Muitos de nós usamos óculos, alguns têm a sorte de ainda conseguirem corrigir a visão outros não e ainda há aqueles que os usam para dar "estilo". Mas quem teve a ideia de criar tal coisa?!

As primeiras lentes surgiram no século I a.C- eram fabricadas com pedras com um valor significativo e eram transformadas em tiras finas. Estas serviam para ver ao perto. 

As lentes eram usadas maioritariamente pelos monges, devido à sua tarefa.

Com não podia deixar de ser, os poderosos dos Alemães criaram os primeiros aros, usando ferros. Ainda não se tinham lembrado das hastes

Historiadores afirmam que os óculos, feitos com lentes de vidro (sem graduação), já existiam no antigo Egipto, em meados do século V a.C.

Em 1785 Benjamin Franklin criou os primeiros óculos bifocais, com as duas lentes unidas pela armação, possibilitando a visão de longe e de perto, ficando mais confortáveis. 

Curiosidades:

  • Todos os dias aparecem no mercado centenas de novas armações;

O 1º modelo de óculos

  • O 1º modelo de óculos- Não tinham grau e eram usados como acessório ou para discriminar pessoas doentes;
  • Desde a pré história se utilizam "óculos" se sol para proteger os olhos do sol, eram confeccionados com marfim e chifres;
  • Os modelos mais usados no século xv eram:  Pince-nez e o Lornhons;
  • Ser míope tem algumas vantagens: estudos comprovam que pessoas com miopia, a partir dos 40 anos, têm menos probabilidade de sofrer de hipermetropia.