Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

O Papel de Alumínio

O Papel de Alumínio é muito versátil e tem várias aplicações no dia-a-dia, inclusivé para confeccionar alguns alimentos e  para embalar e conservar outros. Ele é bastante utilizado na gastronomia, mas na grande maioria das vezes isto acontece da forma errada.

papel aluminio.jpg

O Papel de Alumínio tem um lado opaco e um lado mais brilhante e as pessoas têm a tendência a colocar o lado brilhante virado para fora, pois fica mais bonito. No entanto, o lado mais brilhante é assim porque recebeu um polimento para criar uma barreira para o contacto direto do alumínio com os alimentos e, por isso, não deixa libertar o alumínio para os alimentos. Este polimento só é colocado num dos lados, pois é um processo caro, que inviabilizaria a comercialização do mesmo se fosse feito dos dois lados.

O alumínio é altamente tóxico e é comprovadamente o responsável por complicações gerais no funcionamento do nosso organismo, como os rins, além de ser um grande alavancador da doença de Alzheimer, fomentando a sua aparição precoce.

Como usar, então, o papel de alumínio?

 

Devemos usá-lo com o lado brilhante voltado para os alimentos e deve-se evitar o contacto dos alimentos com a parte não brilhante do papel de alumínio. 
Outra razão é que  por ser menos aderente, a parte brilhante, não deixa a carne "agarrar". Para além disso, o lado brilhante reflete mais as ondas de calor, o que faz com que cozinhe mais rápido.

 

Outras utilidades do papel de alumínio:

 

- É possível passar a ferro os 2 lados da roupa só com uma passagem usando o papel de alumínio. Para isso, coloque uma folha de alumínio com o lado brilhante do papel para cima e por cima desta coloque a peça de roupa. Assim, os dois lados da roupa serão engomados ao mesmo tempo, poupando tempo;

- Se tem facas e tesouras que já não cortam nada, experimente cortar com elas algumas tiras de papel de alumínio amassadas. Vai ver que ficarão afiadas sem qualquer esforço;

- Para limpar panelas e tachos, amasse bem uma folha de Papel de Alumínio e esfregue nas partes mais sujas;

- Para conseguir um grelhado perfeito e com mais sabor, embrulhe os alimentos em papel de alumínio e grelhe sobre as brasas;

- Experimente fazer embrulhos com papel de alumínio amarrotado. Fica muito bonito e original;

- Para retirar o gelinho das unhas, passe acetona e embrulhe as unhas com o papel. Deixe actuar 3 minutos e o verniz sai facilmente.

 

Vejam este vídeo e comprovem estas e outras utilidades:

 

 

Atenção:

A Folha Papel de Alumínio não pode ser colocada no microondas, pois poderá provocar faíscas e, consequentemente, originar um fogo.

 

 

6 comentários

Comentar post