Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

O Pampilho

Continuando com a gastronomia aqui da região, hoje falo-vos do Pampilho. Há uns anos, em Lisboa, pedi numa pastelaria se tinham pampilhos, do outro lado tive como resposta um efusivo: "O quê???"

 

Na verdade, o pampilho sempre foi um dos bolos de pastelaria mais vendidos na minha região, como era possível que em Lisboa não soubessem sequer o que era? 

 

Hoje vamos aprender: o que é afinal um pampilho

 

É a vara comprida que os campinos usam para conduzir o gado nas pastagens do Ribatejo!

Hoje em dia já pouco se vêem na sua função original, mas em qualquer festa ribatejana que se preze haverá sempre um campino trajado a rigor com o seu pampilho!

 

pampilho.jpg

 

Em homenagem a esta, tão digna e difícil arte, foi criado na região este magnífico bolo de pastelaria com doce de ovos e canela no interior, que na versão moderna também pode ter chocolate. Os melhores pampilhos são os que, embora estejam tostados por cima, tenham a massa mal cozida por dentro... pois se estiverem muito cozidos por dentro tornam-se secos e sem aquele creme delicioso!

 

Pampilhos-2.jpg

 

 

Dá-me a sensação de que eles estão à venda, não só em Santarém e em Lisboa, mas um pouco por todo o país, é só perguntarem por eles... mas...

 

... Para quem gosta de se aventurar na cozinha podem consultar uma das várias receitas disponíveis na internet, encontrei esta por exemplo!

 

 

 ---

 

Nota final aos nossos queridos mestes do Sapo Blogs, acrescentem esta palavra no vosso/nosso corretor ortográfico, pode ser? Obrigada!

 

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post