Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

O meu computador está lento!

Olá a todos.

Este é o primeiro post de uma nova rubrica que terá lugar neste blog todas as quintas-feiras. Irei dar dicas e propor soluções para alguns dos problemas informáticos que o seu computador poderá estar a passar.

As novas tecnologias vieram para ficar e, por conseguinte, somos quase como "obrigados" a acompanha-las, pois elas facilitam muito a nossa vida, ou pelo menos é assim que deveria ser, pois a informática, por vezes, tem tendência para nos dar cabo da cabeça, não é verdade? Pois bem, estou aqui para tentar atenuar esses mesmo problemas.

 

Então, para começar, decidi abordar um tema que é muito comum ouvir de todos os utilizadores destas tecnologias. Já ouvi esta frase imensas vezes: "o meu computador está tão lento, o que fazer?".

  • O seu computador demora mais tempo que o normal para ligar e estar operacional?
  • Sente que a velocidade em abrir pastas e conteúdos do seu computador é lenta?
  • O seu computador demora mais que 5 segundos ao abrir um ficheiro (imagem, música)?
  • Quando tenta aceder aos seus ficheiros, surge uma mensagem de erro dizendo que o computador não responde?

Se observa estes problemas no seu pc, significa que ele está lento, e não é normal. Poderá afetar tanto o computador como os seus ficheiros pessoais. De um momento para o outro, arrisca-se a perder tudo, ou até mesmo a própria avaria do equipamento.

 

Para prevenir basta seguir estes passos simples, que qualquer pessoa pode fazer sem problema nenhum, e tais poderão resolver muita coisa:

Dica 1: O seu ambiente de trabalho está sobrecarregado?

 

 

Isto não pode acontecer. Um ambiente de trabalho cheio afeta muito a velocidade do seu computador. É como se tivesse a sua secretária cheia de documentos, dificilmente se entendia no meio de tanta papelada.

Pois o seu computador apresenta a mesma dificuldade. Organize-se e coloque todos os ficheiros soltos em pastas, que por sua vez também não deverão estar alojadas no ambiente de trabalho mas sim na pasta "Documentos" por ex., as músicas na pasta "Músicas", as fotos na pasta "Imagens" e por aí em diante.

Assim não ajuda só o pc, mas também a si mesma a encontrar aquilo que procura.

No ambiente de trabalho só deverão estar os ícones mais importantes e aqueles que usa com mais frequência.

 

Dica 2: Elimine os ficheiros repetidos ou aqueles que já não quer.

Se tem ficheiros a mais no seu pc que não quer eliminar, então a melhor opção será grava-los em CD/DVD de dados, ou então transferi-los para uma pen-drive ou um disco externo. Assim, não corre o risco de perde-los.

Não faça do seu computador a sua caixinha das recordações.

 

Dica 3: Esvazie a reciclagem.

Quando os ficheiros são eliminados, por defeito, o pc manda-os todos para a reciclagem. É necessário, pelo menos uma vez por mês (isto também depende muito da utilização que faz), esvaziar a reciclagem, para eliminar definitivamente os ficheiros.

Para tal, deverá clicar no ícone da "Reciclagem", de seguida clicar em "Esvaziar reciclagem" que se encontra, por norma, do lado superior esquerdo.

Se quiser eliminar um ficheiro definitivamente, sem que o mesmo seja enviado para reciclagem, basta selecionar o ficheiro em questão e fazer shift+delete (as duas teclas pressionadas respetivamente).

 

 

Dica 4: E aqui está um segredo que poucos conhecem.

O sue pc guarda muitos ficheiros temporários que advêm de alguns programas e outros ficheiros descarregados da internet. Esses ficheiros temporários nada fazem no seu pc, apenas ocupam memória! E claro que nós não os queremos ali.

Então o que fazer?

Clicar no menu "Procurar", para aqueles que não têm o windows 10 clicar em "Iniciar" e procurar esse mesmo menu que está alojado sempre na parte de baixo. De seguida escrever "executar", clicar Enter. Irá abrir uma janela com o programa Executar, lá iremos redigir o seguinte código "%temp%", tal como mostra a imagem.

 

 

Irá abrir uma outra janela com vários ficheiros. Todos os ficheiros que tiverem as letras tmp, poderão ser todos removidos definitivamente. Fará uma limpeza total.

 

Existe uma outra forma de obter mais rapidez no seu computador, mas irá ficar para a próxima quinta-feira, para não ser muita informação de uma só vez.

 

Espero ter ajudado. Irei sempre utilizar uma linguagem mais simples e nada técnica para que todos vocês, leitores deste blog, consigam perceber mais um bocadinho deste mundo tão vasto da informática.

Estão ao vosso dispor para esclarecer qualquer assunto relacionado com esta publicação ou outros assuntos, estejam à vontade. Este espaço é de todos nós.

 

Gostaria muito de publicar também as vossas situações e de como as resolvi. Para isso, deverão enviar-me um email para: srsolitario86@gmail.com com todos os detalhes que me possam fornecer do problema em questão.

É tudo, por hoje.

 

 

31 comentários

Comentar post

Pág. 1/2