Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

O ano novo por aí

Agora que o Natal já se foi, é tempo de começarmos a pensar na passagem de ano, não é?

ano novo.jpg

 

Pois, não é bem assim! Há diferentes culturas e costumes e por isso, em diversos países, a passagem do ano velho para o ano novo não é festejado na noite de 31 de dezembro.

Assim sendo:

 

Ano Novo Chinês

Todos os países que seguem o calendário lunissolar, que tem em consideração as fases da lua e a posição do sol, a data do novo ano é baseada no primeiro dia do calendário lunar, que é corrigido pelo solar a cada três anos. Geralmente comemora-se entre o 20 de janeiro e 20 de fevereiro.

 

Cambodja, Tailândia, Sri Lanka

O Ano Novo cambodjano é conhecido como Chaul Chnam Thmey e é comemorado no dia 13 ou 14 de abril, coincidindo com o movimento do sol do signo de Peixes ao de Carneiro, de acordo com as tradições budistas.

 

Vietnam

No Vietnam a passagem de ano é mais conhecida pelo nome de Tết ou “Ano Novo Lunar Vietnamita”, seguindo o mesmo período do Ano Novo Chinês. É comemorado sempre entre os dias 20 de janeiro e 20 de fevereiro e marca também a chegada da primavera com base no calendário chinês lunissolar.

 

Israel

O Ano Novo judaico em Israel e em todas as comunidades judaicas é comemorado no mês de setembro, sendo variável nos dias. Conhecido como o Rosh Hashaná, o período é marcado por festividades, orações e jejum, seguido de consumo de comidas para atrair sorte. O período de comemorações inicia-se desde o pôr do sol do dia anterior até o anoitecer do dia seguinte.

 

Índia

No hinduísmo, as várias culturas celebram o Ano-Novo em diferentes épocas do ano. Em Assam, Kerala, Nepal, Orissa, Punjab e Tamil Nadu, as famílias celebram o novo ano quando o Sol entra em Carneiro no calendário hindu. Isso acontece geralmente no dia 14 ou 15 de abril, dependendo do ano bissexto. Noutros lugares no norte e centro da Índia, o calendário Vikram Samvat é seguido. De acordo com ele, o Ano Novo é o primeiro dia do mês Chaitra, calhando entre 21 e 23 de março, coincidindo com o equinócio de primavera (do Hemisfério Norte) do calendário gregoriano. Outros povos comemoram-no no dia 1 de outubro.

 

Irão

Seguindo o calendário Persa, o Ano Novo iraniano é conhecido como Nowruz, coincidindo também com o primeiro dia da primavera — entre 21 e 23 de março. O feriado também é comemorado e observado por muitas partes da Ásia Central, Sul da Ásia, noroeste da China, Crimeia e alguns grupos nos Balcãs.

 

Ano Novo Islâmico

O Ano-Novo islâmico é baseado num calendário lunar composto por doze meses de 29 ou 30 dias ao longo de um ano com 354 ou 355 dias, sendo que a contagem do tempo deste calendário começa com a Hégira — a fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622.

De acordo com o calendário, a passagem do ano é observada no primeiro dia de Muharram, que é em torno do dia 7 de dezembro. A cada ano, os meses desse calendário islâmico têm início 11 dias mais cedo em relação ao calendário gregoriano. O ano atual para os islâmicos é de 1435.

 

 

 

 

 

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.