Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Missão destralhar: quarto, parte 2

Continuemos, pois, a destralhar o quarto.

 

A roupa, os sapatos e as carteiras já ficaram tratados ontem, não foi? Então hoje vamos aos acessórios. Comece pelos lenços e cachecóis. Escolha, e seja implacável. Honestamente, é das coisas que mais que custam selecionar, porque tenho um fraquinho bastaste forte por écharpes (ainda por cima disfarçam uma qualquer barriguinha que exista, e compõem qualquer visual, por mais básico que seja... e pronto, não estou a ajudar nada...)

 

Comece por detetar defeitos visíveis: fios puxados, pequenos buracos, borbotos... lixo ou reciclagem. 

Depois use a regra última vez que usou: não usa há mais de duas estações? Dar.

E agora abra o roupeiro. Olhe para as cores do vestuário exposto, e veja quais não conjugam com nada (pense também nas cores das bolsas e dos sapatos). Não encaixa? Dar.

 

A pilha reduziu significativamente? Ótimo! Agora pense no espaço onde as vai arrumar. Se possível compre um daqueles cabides com alvéolos, próprios para o efeito, coloque-as aí e pendure - ou vá ao Pintrest e escolha uma das muitas excelentes e simples ideias.... Não cabem todas? Volte a vê-las e decida quais lhe custa menos pôr na pilha Dar e despeça-se delas...

 

lenços.JPG

 (via)

 

Os outros acessórios são os brincos, anéis, pulseiras... aconselho uma caixa com divisórias para guardar anéis, brincos e pulseiras flexíveis. Para os colares pode colar ganchos na parede interior do roupeiro - ou na porta, se tiver portas de abrir, e não de deslizar. Aliás, neste caso, existem uns organizadores de pendurar, com bolsas transparentes para poder ver tudo de relance...

 

Tenho uma dificuldade absurda em escolher objetos pequenos... mas não se assuste: separe brincos, anéis, pulseiras, colares. O que sobrar ponha à parte num grupo de diversos. Agora olhe para uma categoria de cada vez. tenha em conta o seguinte: tem UM corpo, e a semana tem SETE DIAS. 30 pares de brincos e 20 colares não lhe parecem excessivos? Reduza. Fique apenas com o que gosta MESMO de usar. Dê - ou venda* - o restante.

 

d3be0f547bb756ce5482d9656fac577e.jpg

 (via)

 

Aquelas pecinhas que não tem a certeza se consegue viver sem, meta numa caixa, e feche-a com fita cola larga e coloque-lhe uma etiqueta com a data. Guarde-a, de preferência fora do quarto. 

Se seis meses depois não tiver recorrido à mesma, despache-a. Eu aconselho a dá-la assim, sem abrir, mas se acha que pode vender alguma coisa, está por sua conta e risco...

 

Cosméticos

 

Agora uma pergunta: tem toucador no quarto? Se tem, é natural ter cosméticos na divisão, caso contrário

NÃO É!

E se não é pode fazer uma de duas coisas: pegue nestes, enfie numa caixa e leve para a casa de banho, onde fará a seleção posteriormente, ou vá buscar os da casa de banho e faça a seleção no quarto. Se forem muitos, se calhar é preferível fazê-lo no quarto - tem mais espaço e pode sentar-se na cama enquanto o faz.

 

Pegue em dois toalhões turcos e estenda sobre a colcha - para o caso de, se derramar algo, o acidente não sujar a mesma. Separe os produtos de tratamento+limpeza dos de maquilhagem, e escolha por quais começar. Eu vou pelos de tratamento+limpeza, que à partida, serão em menor número. 

 

Tenha em atenção que: 

- os cosméticos depois de abertos (ainda que tenha sido para cheirar!) têm 12 meses de prazo. Não arrisque!

 

- acha que água micelar/gel de limpeza/leite/loção tónica, só porque estão em promoção, são de açambarcar? Não são!!!! Tome atenção ao que usa na sua rotina de limpeza de rosto, e no máximo, tenha uma embalagem extra, fechadíssima e guardada num local com pouca luz. É que além de ocuparem espaço, estragam-se...

 

O mesmo é válido para os cremes de contorno de olhos hidratante e nutritivo, produtos de tratamento, séruns. Não usa sérum? Não compre na esperança de o fazer e se comprou e mais uma vez não usou, despache (se estiver fechado, dê) Idem para tudo o resto, guardando uma embalagem extra fechada de cada um dos que de facto usa, o máximo.

 

cosm.png

(via)

 

Produtos de maquilhagem

 

Validade:

Os fond de teint (ou bases com cor) duram seis meses depois de abertas, dizem os dermatologistas, sabia? Lixo.

Idem para os corretores/iluminadores - que são especialmente complicados porque usados perto da vista: lixo. E por falar em olhos: máscara, eye lyner, 6 meses (maximo!), lixo.

Sombra de olhos se não apresentar alterações, não se preocupe. Mas se tem muitas, cinja-se aos tons que usa e despache as restantes - considere dar, ou lixo. Lápis, idem (atenção, se aplica no interior da pálpebra aplica-se a regra dos seis meses). Batons, 12 meses.

Sombras e demais produtos para sobrancelhas: esteja atenta a alguma alteração (tipo bolor), caso contrário pode usar, idem para os blush em pó, para os pós compactos ou soltos, para os pós bronzeadores.

Blush em creme, aos seis meses verifique se a textura se mantém inalterada. Caso esteja com um aspeto minimamente duvidoso, lixo.

 

E nisto, há duas hipóteses que me saltam à vista: ou ficou praticamente sem maquilhagem, e terá de ir às compras, ou o que possui está conforme as regras. Em qualquer caso, seja seletiva; o seu arsenal deverá ser constituído por

    - um fond de teint/base com cor - não se esqueça de no Verão mudar para um tom mais escuro...

    - um corretor,

    - um pó compacto ou solto (o compacto dá para usar em casa e na rua, pense nisso),

    - um blush em pó ou um pó bronzeador (depende do seu tom de pele e hábitos),

    - um conjunto de quatro sombras nos tons que prefere (eu uso declinações sobre tons terra, sendo que uma tem brilho),

    - um lápis khôl,

    - uma máscara de pestanas.

E os batons (como os vernizes de unha), que até parece que fazem criação! Escolha um nude, um dentro dos tons terra e um para os rosas/magenta. E se se atreve, um vermelho. Ah, e não se esqueça de um bálsamo labial!

 

make up.JPG

(via)

 

Material para mani/pedi e os produtos para o corpo vamos deixar para a casa de banho...

 

Vamos fazer uma pausa e prestar atenção ao espaço vazio que criámos... tem uma, duas gavetas disponíveis? Ótimo. Porque falta ver a roupa interior e aqueles pequenos eletrodomésticos que temos na divisão. Serão eles (eventualmente) um termoventilador, um ou dois sacos de água quente elétricos, uma ficha ou extensão tripla para ligar os carregadores, o candeeiro de mesa de cabeceira e um terceiro qualquer coisa... ora se tem duas gavetas livres, use uma para guardar esses pequenos invasores e respetivos cabos. 

 

Na segunda gaveta, coloque a roupa interior. E vamos, faça a seleção que já sabe como é! Mas aqui a segunda hipótese é sempre Lixo. Nunca se dá roupa interior que não esteja nova!

 

Finalmente, medicamentos - tal como óculos de leitura - devem ir para a gaveta da mesa de cabeceira. Se a sua não tem gaveta, coloque numa caixa bonita. O tampo da mesa deve estar sempre limpo - pronto, com o livro que está a ler no momento...

 

Falta só libertar as superfícies verticais de tralha decorativa e pronto! Agora limpe o pó e aspire!

 

Quarto: DONE

 

* para vender, fotografe e coloque as fotos online o mais rapidamente possível. Peça preços baixos, a ideia é que as peças deixem a sua casa depressa. Passado um mês, o que não vendeu DÊ. Sem pensar duas vezes.

 

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.