Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Manteiga, margarina ou creme vegetal: qual o melhor?

O karma é tramado! Acabo de criticar, no meu blog, as pseudo-quase-wannabe-manteigas e deparo-me de imediato com o post (completo e elucidativo) da Dona Pavlova, acerca de colesterol. “Toma lá, BB, só para te lembrares que as tuas escolhas são pouco saudáveis!”

 

Foi então que me lembrei que as diferentes propriedades da manteiga, da margarina e do creme vegetal são desconhecidas por muitos, pelo que decidi aceitar o convite para participar neste blog e (tentar) transmitir algo útil. Esta é uma perfeita aplicação do ditado “faz o que eu digo, não faças o que eu faço”!

 

manteiga.jpg

 

 

Ora, então vamos lá aprender ou relembrar:

 

Origem

Tanto a margarina como o creme vegetal são compostos por gordura de origem vegetal (sementes de girassol, milho, soja, entre outros). Já a manteiga é de origem animal, sendo obtida através da gordura do leite.

 

 

Valor calórico
Com menos gordura e portanto menos calorias, temos os cremes vegetais. A manteiga e a margarina têm aproximadamente a mesma percentagem de lípidos (80% ou mais), pelo que são caloricamente equivalentes.
 

 

Tipo de gordura

A manteiga, de que eu tanto gosto, é rica em gorduras saturadas e colesterol e a margarina "presenteia-nos" com gordura trans. Ambas prejudiciais ao sistema cardiovascular! O creme vegetal é praticamente isento de gorduras trans e contém também uma menor percentagem de colesterol. Conclui-se, assim, que esta é a opção mais saudável, como podem verificar no portal da Fundação Portuguesa de Cardiologia

 

Passo a citar: “Do ponto de vista cardiovascular os cremes vegetais para barrar são os mais adequados uma vez que contêm menor quantidade de gordura total, menor quantidade de gordura saturada e também de colesterol.”

 

 

Relembro que qualquer uma das opções deve ser ingerida em quantidades reduzidas. 
 

15 comentários

Comentar post