Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Loendro - uma planta (super)resistente e “venenosa”

 O loendro[1] (Nerium oleander L.) da família Apocynaceae, é um arbusto “extremamente tóxico”, cuja distribuição geográfica está confinada à região mediterrânica. Em Portugal encontra-se disperso por todo o país, mas é particularmente abundante no Alentejo e Algarve.

 Disseminado por todo o lado, o loendro é cultivado como planta ornamental em parques e jardins. A sua “toxicidade” deverá ser tida em atenção, sobretudo, em locais frequentados por crianças.

Afinal, o que torna esta planta tão resistente e tão tóxica?

 À semelhança de outras plantas terrestres, o loendro desenvolveu adaptações morfológicas e fisiológicas que lhe permitem resistir a longos períodos de seca: folhas revestidas por cutícula e estomas protegidos por pêlos – que evitam perdas de água por transpiração.

 Estas alterações, resultantes de um longo processo evolutivo, tornaram este arbusto mais “apto” a sobreviver em ambientes hostis – suporta solos básicos e ácidos - sendo capaz de permanecer longos períodos de tempo sem água disponível no solo. Embora tolerante aos ventos marítimos, não sobrevive a temperaturas negativas muito baixas.

 NOTA: “toda a planta é altamente venenosa”; “o contacto com a pele pode causar irritação” ; “a ingestão de uma só folha já causou a morte em crianças”; “também já houve mortes pela utilização da madeira do arbusto em paus de espetada”; “as suas raízes atuam como raticida”.

 Segundo informação constante em: http://www.flora-on.pt/#/1nerium (Flora de Portugal) é “uma planta tóxica para humanos e animais domésticos.”

 A oleandrina e a neriantina são princípios ativos presentes no loendro e que o tornam extraordinariamente tóxico. “Basta que seja ingerida uma folha para matar um homem de 80 kg, no entanto, muitas vezes a ocorrência de vómitos evita o desfecho fatal”.

 

Mais aqui:

http://www.florestar.net/loendro/loendro.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Oleandro

 

 

[1]  Também conhecido por oleandro, loandro, alandro, aloendro, espirradeira, cevadilha, loureiro-rosa, adelfa, loandro-da-índia e flor-de-são-josé.

001.JPG

004.jpg

010.JPG

006.JPG

013.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Escrita ao Luar 29.05.2016


    Olá Maria Teresa!
    Não sou, propriamente, uma expert  na matéria, mas apenas alguém que conhecendo um pouco a flora de Portugal, se interessa por Biologia, Ecologia... etc. Efetivamente, não conheço Loendros com flor lilás, mas poderá haver! Sinceramente não faço ideia. Em todo o caso aconselho a pesquisar aqui (http://www.flora-on.pt/#/1loendro+ou+aloendro) (um site credível).
    Espero ter ajudado.
    Cumprimentos


    Maria Sebastião
  • Sem imagem de perfil

    Maria Luísa Melo 05.06.2016



    Obrigada, Maria Sebastião. Afinal constatei que se pesquisar por "Loendros" e não "Loendro", aparece logo a referência aos Loendros de Cambarinho, concelho de Vouzela e não Oliveira de Frades, como eu pensava. E aparece uma reportagem da RTP feita precisamente sobre a passadeira de madeira a que me referi, àcerca da Reserva Botânica de Loendros de Vouzela. É muito interessante e a filmagem dá uma ideia da maravilha que ali existe, de cor lilás ….


    Maria Luísa
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.