Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Harpa

A ORIGEM DA HARPA

ONDE SURGIU E QUEM INVENTOU A HARPA

Instrumento musical harpa

       A harpa é um dos instrumentos musicais de corda mais antigo do mundo. Tão antigo que o primeiro livro da bíblia menciona esse instrumento no Gênesis 4:21 que inclusive menciona um homem de nome Jubal que teria sido o criador da harpa.

        Se pesquisarmos a história saberemos que as civilizações antigas viviam da agricultura, da pesca e da caça. Para caçar utilizava-se armas como lança, arco e flecha. Há quem diga que a ideia da criação da harpa veio justamente pelo fato dos arcos usados na caça ou em guerra produzirem sons quando os arqueiro atirarem a flecha, mais isso não pode ser afirmado com toda a certeza.

      O que podemos afirmar com certeza é que povos muito antigos já possuíam a harpa, isso pode ser confirmado em escritas e obras de arte dos povos antigos.

    Na Babilônia, Mesopotâmia eram antigas civilizações que já possuíam a Harpa, também foi encontrado na tumba de Ramsés III desenhos de Harpas, que existiu entre 1198 a 1166 A.C. Mais a harpa ainda é mais antigas que Ramsés III, pois em esculturas da Grécia antiga e em algumas cavernas do Iraque revelam que harpa já existia a 2900 A.C.

      A harpa apesar de ser um instrumento milenar não é muito popular. Por exemplo, é fácil vermos atualmnete tocarem viola, violino, violão, gaita, etc..... Mas ver alguém tocar Harpa é raro. Isso devido o fato da Harpa não ser muito acessível, tanto na compra, quanto em haver profissionais para fazer manutenção do instrumento.

       Os povos  antigos usufruíram bem desse instrumento, povos como: Caldeus, egípcios, gregos, romanos etc....
   
     A procedência exacta da harpa é difícil sabermos, só sabemos como se espalhou para o resto do mundo. Com o crescimento do islamismo, durante século VIII a Harpa foi do norte da África para a Espanha, e da Espanha se espalhou ao resto da  Europa. Entre 1719 a 1720 foi criada a harpa de pedais aumentando o interesse pela mesma. E hoje existem vários tipos de harpa sendo a mais popular a chamada harpa paraguaia que é uma das que possui um custo mais baixo.
 
     Inspirada na Conversa de ontem!
 
     Podemos ver neste atelier que descobri nas pesquisas para o tema, a harpa feita artesanalmente em Portugal por Fernando Portela

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Ana 28.01.2015

    Aqui na minha zona é muito difícil, só a 30km talvez consiga, mas quando a minha pipoca for maior se tiver esse gosto faço o possível para o concretizar, acho um instrumento com um som maravilhoso!
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.