Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Grinalda

Presente na maioria dos lares durante no mês de Dezembro, a grinalda é um dos símbolos natalícios mais famosos. Mas será que todos os que as colocam nas portas, sabem o que ela significa?

A origem da grinalda natalicia, ou coroa de Natal, é anterior ao cristianismo. Ainda na época dos gregos pagãos, elas eram colocadas nas portas de entrada como um “adorno de chamamento” aos deuses, ou seja, um sinal de boas-vindas.

 

Já na Roma Antiga, um ramo de plantas enrolado no formato de coroa era um voto de saúde. Posicionando-a na porta de casa, significava saúde para todos os habitantes.

 

Um pouco depois, na Idade Média, a sua relação com o Natal ainda não era muito forte. Também como símbolo de boas-vindas, era exposta na porta dos lares durante o ano inteiro com o brasão familiar. Além disso, ela servia de protecção contra bruxas, demónios e má-sorte.

 

Carregando sempre positivismo, hoje a grinalda é utilizada como decoração de Natal, representando paz, prosperidade, evolução e recomeço, elas continuam adornando a porta de entrada de lares ao redor do mundo.

 

Grinalda do Advento - No cristianismo, coroas de flores são usadas para se preparar para o Advento ou a "vinda de Cristo" A coroa do Advento representar a vida eterna, através de Jesus e a forma circular da coroa representa Deus, sem inicio e sem fim.

 

Coroa de Funeral - O simbolismo de coroas de flores tem sido usada em funerais, pelo menos desde o tempo da Grécia Antiga, para representar também, um círculo de vida eterna.

 

coroa.jpg

Publicado aqui: Khimera