Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Europa

 

 

 

 

Esta é uma pequena lenda de amor grega.

Havia uma linda e jovem princesa fenícia, chamada Europa. Vivia com os pais num belo castelo e gostava de dar passeios com as amigas pelo bosque.

Um dia, quando estava a apanhar flores junto ao rio, foi avistada por Zeus (deus supremo), que se encontrava no Olimpo. Deslumbrado com tanta beleza, decidiu raptá-la! Com medo que a sua mulher o visse, transformou-se num touro. Deitou-se aos pés da jovem princesa, e esta ficou encantada, com aquele animal tão meigo e manso. Depois de o mimar, ela senta-se no seu dorso, e Zeus começa a voar por cima do oceano. A princesa ficou assustadíssima.

Muito triste, implorava-lhe que não a deixasse sozinha, e ele prometeu levá-la para um sítio magnífico fora da Ásia. E assim foi, instalaram-se na ilha de Creta e tiveram três rebentos. 

O nome da princesa, Europa, ficou celebre, agradando aos poetas da Grécia Antiga, que começaram a chamar de Europa aos territórios para lá da Grécia. E agradou ao historiador Heródoto, que no século V a.C começou a apelidar de Europa todo o continente.

2 comentários

Comentar post