Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Conhecem o Açaí?

Cada vez mais popular e conhecido entre nós, o Açaí é o fruto da fruto da palmeira conhecida como açaizeiro, uma espécie  da região amazónica que pode atingir os 25 metros de altura.

açaí.jpgaçaí planta.jpg

 

O nome "Açaí" significa fruto que chora, ou seja, é um fruto que expele água, sendo também uma ótima fonte nutritiva e energética que está a ser adorada pelos desportistas. É muito utilizado na confeção de bolos, sobremesas, batidos e bebidas.

 É um fruto extremamente rico do ponto de vista nutricional pois contém um elevado teor de gorduras "boas" e ácidos gordos,  ajudando a reduzir e a regular os valores do colesterol e da pressão arterial e prevenindo as doenças cardiovasculares. Sendo um poderoso antioxidante, reforça o sistema imunológico, previne o envelhecimento e é fundamental na luta contra os efeitos dos radicais livres que podem danificar as células saudáveis do nosso corpo.

É constituído essencialmente por fibras, o que permite o bom funcionamento do intestino, uma melhor digestão dos alimentos, ajuda a evitar a acumulação de gordura e ajuda a perder peso. Rico em proteínas que ajudam na produção de anticorpos e aminoácidos, o açaí fortalece o sistema imunológico, ajuda a combater infeções e é um grande aliado na formação muscular. Pela sua elevada concentração de cálcio, o açaí é recomendado na formação de dentes e ossos e na prevenção da osteoporose. 

É um dos alimentos preferidos dos atletas pelo seu alto valor energético que dá uma ajuda extra no exercício físico e é rico em potássio que previne as câimbras e em ferro que fortalece os músculos e previne as anemias. Rico em antocianinas (um antioxidante) e numa gordura essencial, também presente no azeite, que dá pelo nome de ácido oleico cuja ação bloqueia os genes que causam o cancro, retarda o desenvolvimento dos tumores e destrói as células malignas.


No nosso país é um pouco díficil encontrar o fruto à venda, no entanto são já muitos os produtos e suplementos alimentares de qualidade dele derivados encontrados por aí.  Por exemplo:

açaí pD.jpg

 Polpa de Açaí -  Pingo Doce

sumo açái celeiro.jpg

Sumo de Açaí - Celeiro 

 

 

Benefícios do Açaí:

 

PREVINE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

RICO EM ANTIOXIDANTES

 REGULA O TRÂNSITO INTESTINAL

 ALTO TEOR DE PROTEÍNAS

 PREVINE OSTEOPOROSE

ALTO VALOR ENERGÉTICO

 PREVINE O CANCRO

1 comentário

Comentar post