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Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Como sentar na sanita para fazer "cócó"

 A prisão de ventre é bastante comum e carateriza-se por fezes ressequidas, duras e difíceis de serem eliminadas. Este problema  causa um mal estar geral com inchaço, dor abdominal e em alguns casos mais graves até hemorróidas. Normalmente é causado por uma alimentação pobre em fibras, falta de água e também pela falta de atividade física. Para além disso, a maior parte de nós não sabe sentar-se na sanita na hora de "evacuar", o que torna ainda mais difícil e doloroso este processo. 

Assim, devemos sentar-nos na sanita com os joelhos acima da linha do quadril, como se estivéssemos de cócoras, pois esta posição relaxa os músculos do intestino e do reto o que facilita a passagem das fezes. O ideal seria colocarmo-nos de cócoras, porém como esta posição é muito pouco viável e prática, pode-se utilizar um apoio para os pés como um banco pequeno, uma caixa de sapatos, um balde ou até mesmo um cesto virado ao contrário.

 

como sentar na sanita.jpg

fezes.jpg

(imagens retiradas da net) 

 

Para além disso, para ajudar no momento:

- deve treinar o seu organismo para evacuar logo após uma refeição;

- não deve segurar a vontade de evacuar, se tem vontade vá a correr fazer;

- pelo contrário, se não tem vontade não faça força para fazer, pois pode causar hemorróidas;

- beba 2 litros de água por dia para hidratar as fezes;

- coma a fruta com a casca pois aumenta o consumo de fibras;

- consuma legumes diariamente;

- consuma diariamente sementes de linhaça triturada, juntando-a  aos seus iogurtes e batidos;

- opte por alimentos integrais em detrimento dos "brancos";

- coma iogurtes probióticos que são batérias que melhora a saúde intestinal. 

- coma frutos secos regularmente;

- pratique exercício físico pelo menos 3 vezes por semana, pois o exercício deixa o intestino mais ativo.

 

 

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