Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Colesterol

Todos os dias ouvimos frases com a palavra "Colesterol" lá no meio. Mas o que é isso do Colesterol?

Para tirar muitas dúvidas e para ficarmos a conhecer melhor o seu significado, hoje o meu post é sobre o Colesterol, onde irei responder a algumas questões pertinentes.

 

O que é o Colesterol?

O Colesterol é uma gordura encontrada apenas nos animais e que é importante para as células do corpo humano, para o nosso crescimento, para a nossa reprodução e para a produção de vitamina D. Porém, e aí é que reside o grande problema, é que o seu excesso no sangue pode ser fatal.

 

Onde encontramos o Colesterol?

Temos duas fontes de Colesterol: a maior parte é fabricada pelo nosso organismo, no fígado, e a outra vem da alimentação e que é absorvida ao nível dos intestinos, que aparece principalmente nas carnes vermelhas, manteigas, queijos, pele de aves,etc...

 

O que é isso do Bom e do Mau Colesterol?

Como a gordura (colesterol) não se mistura com o sangue, ele é transportado através do sangue para os órgãos e para o fígado pelas lipoproteínas.

O LDL-C ou Mau Colesterol, em níveis elevados pode aderir à parede das artérias dificultando a passagem do sangue, entupir as artérias e causar a aterosclerose, os enfartes e os derrames. 

O HDL-C  ou Bom Colesterol é o que ajuda a remover o LDL-C do organismo. O seu excesso protege as artérias do coração e a sua falta é muito prejudicial para o organismo.

 

O que é a Aterosclerose?

É o depósito de gorduras nas paredes das artérias, que com o passar do tempo leva à formação de uma placa que dificulta a passagem do sangue podendo levar a um entupimento no local. Esta obstrução leva à diminuição do fluxo de sangue para os órgãos, com graves consequências para os órgãos envolvidos, assim como para o coração e para o cérebro.

 

Quais as consequências da Aterosclerose?

No Coração pode manifestar-se com uma Angina de Peito (dor no peito por falta de sangue e oxigénio), por um enfarte (morte de um pedaço do músculo do coração, por falta completa de circulação e oxigenação do local):

No Cérebro pode originar um Derrame ou AVC isquêmico (morte de parte do tecido do cérebro por falta completa de circulação e oxigenação no local, ou um Derrame ou AVC hemorrágico (no local onde se forma a placa de aterosclerose pode ocorrer o rompimento do vaso cerebral, ocasionando a interrupção da circulação sanguínea e morte do tecido cerebral no local).

 

Quais são os factores que auxiliam o desenvolvimento/aparecimento da Aterosclerose?

A aterosclerose começa na infância e geralmente vai-se manifestar após os 55 anos de idade nos homens e 65 anos nas mulheres, porém, pode começar ainda antes. Apesar disso, os principais factores que contribuem para o seu desenvolvimento são:

  • LDL (colesterol mau alto)
  • HDL (colesterol bom baixo)
  • Idade mais avançada
  • Sedentarismo
  • Fumo
  • Tensão alta
  • Diabetes
  • Obesidade

 

É possível prevenir de forma adequada a aterosclerose?

Para prevenir a aterosclerose é necessário identificar se está sob risco de ter essa doença. Para isso, basta uma consulta com o médico, e com o histórico de vida do paciente e com um exame físico e um simples exame de sangue pode-se fazer o diagnóstico e avaliar qual o risco de aterosclerose.

 

Quais os valores de Referência desejáveis do Colesterol nos adultos?

Colesterol Total < 200

LDL - C < 130

HDL - C > ou = 40

 

Quais são as formas de combate ao Colesterol elevado?

Basicamente é fazer uma mudança do estilo de vida, nomeadamente na mudança nos hábitos alimentares, fazendo uma dieta com baixo teor de gorduras, parar de fumar e exercitar-se diariamente.

No que diz respeito à alimentação, prefira carnes magras e de aves, peixe, leite e derivados magros, claras de ovos, óleos de soja ou amendoim, feijão, lentilha, grão de bico, massas, Frutas e vegetais frescos e sumos naturais. Evite as carnes gordas, as salsichas, o bacon, o leite gordo e os queijos cremosos, os alimentos com ovos, as gorduras de porco, a manteiga e os refrigerantes.

 

E porque eu aprendi muito e se vocês quiserem ficar a saber também um pouco mais, vejam estes 2 vídeos:

 

  

4 comentários

Comentar post