Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Beterraba

É um dos tubérculos que mais gosto de comer. Tem um sabor bastante característico e uma cor que embeleza qualquer prato.

As beterrabas são pouco calóricas mas, em contrapartida, são ricas em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês, tornando-as numa excelente fonte de nutrientes, para além de uma óptima opção para grávidas que têm maior necessidade de ácido fólico durante a gravidez. Estas características fazem também, da beterraba, um excelente alimento para combater a anemia e à hipertensão.

As beterrabas cruas contêm um importante componente chamado betaína, o qual reduz vários tipos de inflamações no organismo.

Ajudam a desintoxicar o organismo, purificando o sangue e limpando o fígado.

As folhas da beterraba podem ser cozidas e comidas, como o espinafre. Podem também ser usadas para, com alguma gordura, fazer cataplasmas para feridas e inflamações na pele. 

Algumas curiosidades sobre as beterrabas:

  1. Meia beterraba cozida tem mais fibras alimentares que duas colheres de sopa de arroz
  2. Uma beterraba cozida tem mais potássio que uma banana
  3. Uma beterraba cozida tem 3 vezes mais magnésio que uma batata cozida.

A beterraba pode ser consumida crua, cozida, em pickles ou de conserva. Não interessa a forma, interessa consumir este tubérculo que é bastante saboroso e bastante saudável.

6 comentários

Comentar post