Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Benefícios da cenoura

Quando era miúda, o meu avô, achando que as netas precisavam de comer chocolate vegetais, quando ia ao Porto em trabalho, trazia sempre umas cenouras de chocolate, que eram a nossa perdição. 

Lembrei-me logo desta tradição quando a Anacb me sugeriu este tema para a rubrica de hoje.

Na verdade, as cenouras tem vários benefícios que são desvalorizados, apesar de ser um dos vegetais mais produzidos em todo o mundo.

Comecemos pela cenoura crua (que eu e o meu filho adoramos. Assim como os coelhos anões que cá temos em casa e as cadelas). Consumir cenoura crua fortalece os dentes e gengivas, melhora a corrente sanguínea bocal e evita que as bactérias se instalem nos dentes. Como contem flúor, ajuda a manter o bom estado do esmalte dentário e previne as cáries dentárias.

Porque é rica em fibras, previne a prisão de ventre. Ajuda no combate das constipações e dor de estômago por intoxicação.

É um alimento altamente recomendado se sofre de gastrite, uma vez que acalma o excesso de acidez devido à presença de minerais como sódio, cloreto, potássio e vitamina B. Como tem bastante água, é diurética e ajuda na desintegração dos cálculos renais.

Rica em potássio e fósforo, é um excelente alimento para mentes cansadas e para acalmar.

Fortalece as unhas e o cabelos, aumentando o brilho. As células-mãe da cenoura são ricas em betacaroteno, também chamado de pró-vitamina A, que, no corpo se transforma em retinol ou vitamina A. Estas compostos reparam as células danificadas pelos efeitos ambientais, e, assim, fortalecem e revitalizam as unhas e o cabelos. A vitamina A ajuda na produção de sebo, benéfico para o couro cabeludo.

Melhora a qualidade do leite materno. O betacaroteno e a vitamina A melhoram a quantidade biológica do leite materno. A ingestão de betacarotenos, minerais e enzimas da cenoura favorecem a produção saudável do leite materno.

E, sim, a cenoura também é boa para os olhos. A ingestão diária de cenoura é especialmente recomendada em casos de perda da acuidade visual e cegueira crepúsculo (dificuldade para enxergar à noite ou com pouca luz). A OMS acredita que deficiência de vitamina A é a principal causa de cegueira infantil nos países em desenvolvimento.

(baseado nesta noticia. Como estou meio adoentada, acabei por não fazer mais pesquisas sobre as vantagens da cenoura)

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Magda L Pais 26.05.2015

    Image
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.