Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Aprender uma coisa nova por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia

Afta vs Herpes

 

Hoje trago-vos uma ajuda para distinguirem corretamente estes dois problemas muito comuns nos dias de hoje e que nos causam dor e incomodam bastante.

lesoes_bucais.jpg

 

 Definição:

Afta - é uma ferida em forma de úlcera dolorosa na boca, que costumam ser amareladas ou acinzentadas e surgem geralmente na língua e nas paredes internas da boca. 

Herpes - é uma lesão que ocorre na parte exterior dos lábios, muitas vezes mesmo ao redor da boca.

 

Causas:

Afta - muitos fatores estão na origem das aftas, como alimentos ácidos, mordidelas acidentais, o stress, poucas horas de sono, etc.. Não é contagioso.

Herpes -  é causado por um vírus e é contagioso, porém é desencadeado por múltiplas situações, como sol, frio, febre, stress e até por alguns alimentos. Há também vários tipos de acordo com a zona onde se desenvolve.

 

Aparência:

Afta - tem a aparência de uma úlcera, com as bordas bem delimitadas e mais altas que o centro que é acinzentada.

Herpes - o herpes labial começa com a formação de pequenas bolhas que rebentam e forma crosta ao fim de alguns dias. O centro é mais alto que as bordas.

 

Sintomas:

Afta - dor, ardor e região dorida. Desaparecem ao fim de 5 a 7 dias.

Herpes - as bolhas têm inflamação e devido a isso podem causar febre, mal estar geral e gânglios aumentados, além da dor e desconforto. A lesão demora 7 a 10 dias a desaparecer.

 

Tratamento:

Afta - aplicar com um cotonete diretamente por cima da afta uma mistura de água oxigenada diúída em água

Herpes - não há cura para o Herpes, no entanto aquando da sua aparição usam-se pomadas, comprimidos e antivirais para alívio dos sintomas.

 

 

 

 

 

 

6 comentários

Comentar post